metropoles.com

Entenda o que o caranguejo-ferradura tem a ver com a vacina da Covid-19

Crustáceo é essencial para uma das fases de produção da imunização: substância para comprovar segurança só está presente em seu sangue

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marka/Universal Images Group via Getty Images
caranguejo ferradura
1 de 1 caranguejo ferradura - Foto: Marka/Universal Images Group via Getty Images

Para garantir que uma vacina seja segura e não tenha traços de um contaminante chamado endotoxina, todas as grandes empresas farmacêuticas do mundo dependem de um dos animais mais antigos do mundo. Conhecido como um “fóssil vivo”, estima-se que o caranguejo-ferradura esteja na Terra há cerca de 450 milhões de anos.

O animal tem sangue azul (literalmente), e nele é encontrado o Lisado de Amebócitos de Limulus. A substância, que só existe no caranguejo-ferradura, detecta a endotoxina e se solidifica ao ter contato com qualquer traço dela — com o líquido, é possível ter certeza que um medicamento é estéril e pode ser injetado sem perigo no corpo humano.

Em 2016, foi criada uma alternativa sintética, mas muitos países ainda não a aceitam — os Estados Unidos, por exemplo, declinaram a inclusão do rFC, como é chamado o substituto, na Farmacopeia Americana de 2020, que define os critérios científicos para remédios e outros produtos de saúde.

Por ser tão exclusivo, o sangue do caranguejo-ferradura é um dos produtos mais caros do mundo. Cada litro dele pode ser vendido por cerca de US$ 15 mil (cerca de R$ 80 mil). Para garantir que as empresas tenham acesso a ele, são capturados quase meio milhão de animais por ano — a concha é perfurada perto do coração do bicho, se colhe 30% de seu sangue, e ele é devolvido à natureza.

coleta de sangue do caranguejo-ferradura

Porém, se estima que entre 10% e 30% dos animais acaba morrendo no processo. As fêmeas que passaram pelo procedimento também apresentam mais dificuldade em procriar. Especialistas já estão começando a se preocupar com a diminuição rápida na quantidade de exemplares da espécie.

Apesar de a produção em massa da vacina contra a Covid-19 provavelmente apresentar um baque no recolhimento do sangue azul, a revista National Geographic fez uma estimativa com os três principais laboratórios que comercializam o líquido. Para fazer 5 bilhões de doses da vacina contra o coronavírus, a quantidade necessária de sangue seria o equivalente ao que os centros produzem, juntos, em apenas um dia.

7 imagens
1 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
2 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
3 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
4 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
5 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
6 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
7 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?