metropoles.com

Entenda o que é pleuroscopia, procedimento feito em Paulo Gustavo

Foi a partir dele que a equipe médica conseguiu identificar uma fístula bronco-pleural que impedia a ventilação adequada do humorista na UTI

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Paulo Gustavo
1 de 1 Paulo Gustavo - Foto: Divulgação

A pleuroscopia, procedimento cirúrgico pelo qual o ator Paulo Gustavo foi submetido no último sábado (3/4), tem função diagnóstica. Foi através dele que a equipe médica identificou uma fístula bronco-pleural que impedia a adequada ventilação mecânica do humorista, internado desde 13 de março com Covid-19.

A intervenção é indicada para a análise mais detalhada da situação dos pulmões dos pacientes. Consiste em inserir uma câmera no tórax, entre os dois arcos costais, até a cavidade pleural.

De acordo com o boletim médico divulgado na segunda-feira (5/4), o procedimento foi decisivo para que o problema com a ventilação mecânica fosse imediatamente corrigido e, “desde então, alguns importantes sinais clínicos e laboratoriais de melhora tornaram-se mais evidentes”.

Paulo Gustavo, que segue entubado, foi submetido na sexta-feira (2/4) à terapia por Oxigenação por Membrana Extracorpórea (Ecmo), um tratamento que visa substituir a atuação do coração e dos pulmões artificialmente, na tentativa de melhorar a resposta deles, mas que também pode comprometer a pleura (membrana que reveste o tórax e os pulmões), que pode ter consequências como infecções, derrames pleaurais e fístulas bronco-pleural, como a identificada no ator.

Ainda segundo o último boletim médico, “a necessidade da ECMO permanece, embora com parâmetros mais atenuados. Esse conjunto de dados, em que pese ainda a gravidade do paciente, vêm aumentando o otimismo da equipe médica. Desde os reajustes realizados, Paulo Gustavo tem apresentado estabilidade”.

“A evolução clínica, que demanda seu tempo individual, teve – especialmente nas últimas 24 horas – sinais de evolução progressiva”, informou o comunicado médico de segunda.

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?