Entenda o que é o trauma torácico sofrido pelo ator Jeremy Renner
Conhecido pelo papel de Gavião Arqueiro nos filmes da Marvel, o artista teve perna esmagada por máquina enquanto removia neve perto de casa
atualizado
Compartilhar notícia
Na virada do ano, Jeremy Renner, ator que interpreta o personagem Gavião Arqueiro nos filmes da Marvel, sofreu um acidente enquanto retirava neve perto de sua casa, em Nevada, nos Estados Unidos. Representantes do artista comunicaram que uma das pernas dele foi esmagada por uma máquina chamada snowcat — o acidente causou trauma torácico contuso (sem perfuração da pele) e lesões ortopédicas.
O tórax é uma região do corpo protegida pelo chamado arcabouço ósseo, conjunto que contém as costelas, o esterno e a parte torácica da coluna vertebral.
Ele tem a função de guardar órgãos vitais como pulmões e coração, e grandes vasos, como a veia cava, responsável por transportar o sangue venoso dos membros inferiores e das regiões abdominal e pélvica para o coração, e a artéria aorta.
Consequências
O ortopedista Julian Machado, da Ortholife Clínica de Ortopedia e Traumatologia, em Brasília, afirma que o trauma torácico pode ter consequências variadas. “O paciente pode sofrer desde simples fratura de arco costal até colapsos pulmonar ou trauma ráquimedular (lesão na medula espinhal que pode causar danos neurológicos)”, alerta.
Em geral, os traumas são causados por acidentes automobilísticos, quedas, lesões provocadas por esportes ou por objetos penetrantes, como um projétil ou faca.
Além dos riscos apresentados pelo ortopedista, o trauma no tórax pode causar:
- Lesão contundente no coração: golpe no peito que fere os músculos cardíacos, rompe as paredes do coração ou danifica uma válvula cardíaca;
- Tamponamento cardíaco: pressão no coração causada por acúmulo de sangue ao seu redor;
- Hemotórax: sangue entre o pulmão e a parede torácica;
- Contusão pulmonar: hematoma do pulmão;
- Lesão na aorta: laceração na artéria que transporta sangue do coração para o corpo.
Fora cirurgias, a depender da lesão, o paciente pode precisar de apoio para respirar e garantir a circulação caso pulmões, veias e arterias tenham sido atingidos. Em alguns casos, pode ser necessário inserir um tubo no tórax para drenar sangue ou ar.
Machado explica que, quando se fala de trauma, existe uma sequência de tratamento:
- Vias aéreas;
- Respiração;
- Circulação;
- Procurar fraturas.
“O protocolo ensina para o que dar prioridade no pronto socorro”, diz o ortopedista.
Renner precisou ser levado de helicóptero ao hospital por conta da gravidade do acidente. “Ele permanece na Unidade de Terapia Intensiva em estado crítico, mas estável”, diz o comunicado divulgado nessa segunda-feira (2/1) pela assessoria do ator. Machado acrescenta que o fato de artista ser jovem o ajudou a suportar as lesões que sofreu.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.