Entenda o que a aparência da língua diz sobre a sua saúde
Mudanças de cor, textura e aparecimento de feridas são indicativos importantes de condições que afetam outras partes do corpo
atualizado
Compartilhar notícia
A aparência da língua é um importante indicador da saúde geral de uma pessoa. Em regra, ela deve ser rosa, variando entre um tom mais claro e escuro, com pequenas protuberâncias em toda a sua superfície, as papilas.
Alterações em seu aspecto, como a descoloração, mudanças na textura e o surgimento de feridas, podem ser os primeiros sintomas de problemas de saúde. Destacam-se a carência de vitaminas, alergias e baixa no sistema imunológico, por exemplo.
Veja cinco características que podem e devem servir de alerta:
Manchas brancas
O surgimento de manchas brancas na língua pode ser um indicativo de infecção fúngica. O fungo Cândida, por exemplo, vive normalmente na pele ou nas mucosas. A proliferação dele pode ser causada por uma queda nas capacidades do sistema imunológico causada por estresse ou após o uso de antibióticos, por exemplo. Os medicamentos matam bactérias importantes para o equilíbrio do sistema, levando ao aparecimento de placas brancas na língua.
“É uma camada muito branca no topo, nas laterais da língua e embaixo”, detalha a dentista americana Uchenna Akosa, ao site Shape. As manchas podem ser amenizadas com a limpeza adequada da língua e, nos casos, mais sérios, com o uso de medicamentos antifúngicos.
Língua lisa
A língua de uma pessoa saudável é formada por pequenas protuberâncias em sua superfície, conhecidas como papilas gustativas. Indivíduos com carência de vitaminas B12 e ferro, no entanto, podem ter a língua com textura lisa e brilhante.
Isso ocorre porque os dois são nutrientes importantes para a produção de glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio por todo o corpo. A carência deles, por sua vez, prejudica a oxigenação dos órgãos e da língua, fazendo com que as papilas se desgastem.
“De repente, a língua fica brilhante e perde a textura”, afirma o dentista Mark Wolff, dentista da Penn Medicine, nos Estados Unidos.
Aftas
O estresse crônico causa sintomas em todo o corpo, e um deles é a formação espontânea de aftas nas bochechas, gengiva e na língua. As pequenas lesões também podem surgir como consequência de ações desencadeadas pelo estresse, como morder as bochechas e a língua ao cerrar os dentes.
As aftas também podem ser provocadas pela alergia a alimentos como o queijo, morango e café, ou por alterações hormonais da menopausa. Embora sejam incômodas, as feridas se cicatrizam naturalmente, em cerca de duas a seis semanas.
Manchas amarelas
O surgimento de manchas amarelas na língua pode ser um indicativo de gastrite. Uma das características da doença é a redução da salivação — consequentemente, as células de pele mortas são eliminadas com menos frequência, formando placas amareladas em sua superfície.
Aspecto de morango
A aparência avermelhada, com tom radiante, e o surgimento de pontinhos brancos espalhados pela língua, é um sinal de alergia alimentar, principalmente a certas frutas e vegetais. A condição é conhecida como “língua de morango”.
A língua vermelha também pode ser provocada por infecções bacterianas na garganta. Quando isso ocorre, as bactérias liberam uma toxina na língua, levando a um quadro de escarlatina.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.