metropoles.com

Entenda como tablets, smartphones e computadores afetam sua visão

A luz azul emitida por esses dispositivos pode causar dor de cabeça, cansaço visual e envelhecimento da retina. Já há lentes com proteção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
twinsterphoto/istock
Close up of Young Asian man in glasses watching videos and surfing internet on technology device in the dark.
1 de 1 Close up of Young Asian man in glasses watching videos and surfing internet on technology device in the dark. - Foto: twinsterphoto/istock

São Paulo (SP) – O tempo que passamos enxergando o mundo pelas telas dos dispositivos eletrônicos também interfere na saúde dos nossos olhos. Tablets, smartphones e computadores refletem muita “luz azul”, um espectro natural, que é potencializado pelos materiais com os quais as telas dos eletrônicos são fabricadas.

Os especialistas explicam que há dois tipos de “luz azul”: a turquesa e a violeta. “A azul turquesa é benéfica, regula o sono, faz bem ao humor e a memória. A luz azul violeta é nociva, causa cansaço visual, dor nos olhos, dor de cabeça e envelhecimento da retina”, explica o oftalmologista Milton Ruiz, consultor do fabricante de lentes Essilor.

Por conta da ambivalência das propriedades da luz azul, foram desenvolvidas tecnologias capazes de diminuir a incidência do espectro violeta, nocivo, deixando passar apenas o azul turquesa, que é benéfico. “Assim como usamos óculos de sol para nos protegermos dos raios ultravioletas (UV), também precisamos de lentes que nos protegem da luz azul nociva” recomenda Milton Ruiz.

A incidência da luz azul é muito maior em ambientes externos, mas, como passamos muito tempo em ambientes internos, em frente às telas, é indicado que óculos de lentes claras também tenham proteção.

Na ExpoÓptica, maior feira de comércio do setor da América Latina, realizada em São Paulo entre 3 e 6 de abril, a nova tecnologia foi apresentada por fabricantes de lentes a lojistas.

Ver de longe
Além de aumentar a incidência de “luz azul’, as telas também estão mudando nosso comportamento visual. Estamos exigindo cada vez mais da “visão de perto”, o que significa manter o foco nas coisas próximas. Um exercício simples para repousar os olhos deste esforço repetido, é, vez por outra, parar o que se está fazendo para simplesmente olhar ao longe.

A repórter viajou a convite da Associação Brasileira das Indústrias Ópticas – Abióptica

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?