Entenda como prevenir os três principais tipos de dores nas costas
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas durante a vida
atualizado
Compartilhar notícia
Há três tipos principais de dores na coluna – lombalgia vai da cintura às nádegas, dorsalgia é a dor na região superior das costas e a cervicalgia que são dores no pescoço. Esses males foram responsáveis por afastar mais de 83 mil brasileiros do trabalho em 2017, de acordo com os dados mais recentes da Previdência Social. Nos últimos dez anos, essas doenças representaram mais de 10,54% do total de afastamentos cobertos pelo INSS.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas durante a vida, sendo que 90% deste total poderão apresentar mais de uma crise. O tratamento envolve medicação para dor, fisioterapia e, em casos mais graves, até cirurgia.
O neurocirurgião Eidmar Augusto Neri explica que entre as medidas preventivas está a prática regular de atividade física e o controle de peso. O tabagismo é um fator de risco, pois altera diretamente tanto o disco vertebral quanto a cartilagem da coluna.
Além das precauções acima, é preciso escolher cadeiras confortáveis e anatômicas para utilizar durante o dia e no trabalho, evitar movimentos repetitivos de braços e ombros, não carregar muito peso, não dormir em colchões muito moles ou duros, não utilizar saltos altos acima de quatro centímetros e não realizar atividades físicas sem supervisão adequada.