metropoles.com

Chip da beleza: entenda o que é o dispositivo proibido pela Anvisa

Implante hormonal conhecido como chip da beleza foi proibido pela agência nesta sexta por oferecer muitos riscos graves à saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem mostra mão com luva segurando um pedaço fino e pequeno de plástico, o chip da beleza - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra mão com luva segurando um pedaço fino e pequeno de plástico, o chip da beleza - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nessa sexta (18/10), proibir a venda, propaganda e o uso de implantes hormonais manipulados conhecidos como chips da beleza. Segundo a Anvisa, os produtos não têm eficácia comprovada e estão relacionados a problemas graves de saúde, como o aumento do risco de AVC.

“Entre as principais complicações observadas em pacientes que fazem uso desses implantes manipulados, estão: elevação do colesterol e de triglicerídeos no sangue (dislipidemia), hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e arritmia cardíaca. Além disso, também pode ocorrer crescimento excessivo de pelos em mulheres (hirsutismo), queda de cabelo (alopecia), acnes, alteração na voz (disfonia), insônia e agitação”, diz a nota da agência.

Os chips da beleza são implantes manipulados com hormônios, principalmente gestrinona, testosterona e oxandrolona — considerados anabolizantes pela Anvisa –, mas a fórmula varia. O produto é usado para aumentar a massa muscular, diminuir a gordura corporal, melhorar a libido, tratar fadiga e sintomas da menopausa.

implante-hormonal-chipdabeleza
Sociedade de Endocrinologia condena chip da beleza: “Risco real”

O implante, que tem de três a cinco centímetros, é feito de silicone e colocado no braço ou glúteo da paciente. O produto dura de cinco meses a três anos, dependendo da composição, e precisa de anestesia local para ser inserido e retirado. Apesar do nome, o chip da beleza não tem nada de eletrônico. O implante apenas libera lentamente hormônios masculinos na corrente sanguínea.

“Implantes hormonais popularmente conhecidos como ‘chips da beleza’ não foram submetidos à avaliação da Agência e não existem produtos semelhantes devidamente registrados para fins estéticos, tratamento de fadiga ou cansaço e sintomas da menopausa. A utilização de implantes hormonais sem registro na Anvisa pode trazer graves riscos à saúde”, afirma o texto da agência.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?