metropoles.com

Entenda a rara doença neurológica que cancelou turnê de Celine Dion

A síndrome de Pessoa Rígida atinge uma em um milhão de pessoas, não tem cura, e causa rigidez nos músculos do tronco e abdômen

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Celine Dion olhando fixamente para a câmera com semblante triste e braços cruzados, síndrome da pessoa rígida (SPR), uma doença rara que debilita o movimento dos membros e causa espasmos inesperados - Metrópoles
1 de 1 Celine Dion olhando fixamente para a câmera com semblante triste e braços cruzados, síndrome da pessoa rígida (SPR), uma doença rara que debilita o movimento dos membros e causa espasmos inesperados - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Celine Dion anunciou, nesta quinta (8/12), por meio de suas redes sociais, o cancelamento de sua turnê europeia por conta de uma doença neurológica rara. A artista foi diagnosticada recentemente com a síndrome da Pessoa Rígida (Stiff-Person, em inglês).

A condição causa rigidez nos músculos do corpo e espasmos sobrepostos intermitentes que podem levar à fratura óssea. Em alguns casos, podem ocorrer perda da voz e espasmos no pescoço, com uma sensação leve de falta de ar.

“A condição afeta um indivíduo a cada 1 milhão de pessoas, e duas vezes mais mulheres do que homens. A evolução da doença é progressiva”, diz o neurologista Wladimir Bocca Vieira de Rezende Pinto, em artigo publicado no site da Associação de Paraperesia Espática Hereditária e Correlata do Brasil (ASPEC).

Apesar de não ter cura, a síndrome autoimune de Pessoa Rígida pode ser tratada para controlar os sintomas e melhorar a mobilidade. Os procedimentos dependem dos sintomas e da gravidade de cada indivíduo, e vão desde de medicamentos que desaceleram o sistema nervoso a imunoterapias.

A maioria dos indivíduos com síndrome da Pessoa Rígida possui anticorpos que atacam uma enzima denominada descarboxilase do ácido glutâmico. A substância está envolvida na produção de um neurotransmissor que ajuda a prevenir a super estimulação dos músculos pelos nervos — quando esse controle não acontece, os músculos ficam tensos e rígidos.

Celine afirma que dói não ser capaz de ir aos palcos em fevereiro. “Tenho lidado com problemas com a minha saúde há muito tempo, e tem sido muito difícil para mim enfrentar estes desafios”, lamenta, em vídeo que anuncia o adiamento de parte de shows para 2024.

Ela já havia cancelado shows em Las Vegas, no ano passado, devido aos espasmos severos. Na época, ela não revelou o diagnóstico.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Céline Dion (@celinedion)

Em casos de espasmos é importante não postergar a ida ao médico. A síndrome é de difícil diagnóstico pois, além de rara, exige diferentes exames para identificá-la. Eles incluem eletromiografia e exames de sangue para detectar anticorpos que estão presentes nos pacientes com a síndrome.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?