metropoles.com

Entenda a dismorfia corporal, transtorno que é intensificado nas redes

A dismorfia corporal faz a pessoa ver sua imagem de maneira distorcida, provocando problemas de autoestima, especialmente on-line

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
jovem se olhando no espelho e penteando o cabelo com as mãos. Avaliando a própria imagem - Metrópoles - dismorfia corporal
1 de 1 jovem se olhando no espelho e penteando o cabelo com as mãos. Avaliando a própria imagem - Metrópoles - dismorfia corporal - Foto: Getty Images

A cada dia, a preocupação excessiva com a aparência se torna mais comum, especialmente nas redes sociais, onde filtros de imagem e ferramentas de edição acabam intensificando o problema. Para as pessoas convivendo com estes padrões inalcançáveis, crescem as chances de se desenvolver algum problema de autoimagem, como a dismorfia corporal.

“Creio que com as redes sociais, a busca por um corpo perfeito, aquela beleza de ‘filtro’, é cada vez maior. E isso pode influenciar negativamente na percepção da imagem corporal. As pessoas se comparam mais com as outras, e querem parecer impecáveis tanto nas redes, quanto na vida real”, afirma a cirurgiã plástica Thamy Motoki, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Quando isso acontece é bem provável que esteja ocorrendo um quadro de dismorfia corporal, ou transtorno dismórfico corporal, quando a pessoa passa a ver sua imagem de forma distorcida. Como informa a especialista, estima-se que o problema atinja cerca de 4 milhões de pessoas só no Brasil.

“A dismorfia corporal é um transtorno psicológico que resulta em um impacto muito negativo para autoestima, além de afetar a vida no trabalho, nos estudos e no convívio em geral com outras pessoas”, pontua a médica.

O problema tende a surgir na época da adolescência e é mais frequente entre as mulheres. Isso não seria nenhum segredo, já que a cobrança estética em cima do público feminino sempre foi grande e cruel, salienta Thamy.

Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?