É possível engravidar após a menopausa? Médico responde
A menopausa deveria encerrar o ciclo reprodutivo de uma mulher, mas há casos especiais em que é possível engravidar mesmo neste período
atualizado
Compartilhar notícia
Além dos desconfortos, como as ondas de calor e as variações de humor, a menopausa traz também o fim da idade reprodutiva da mulher, já que param de ser liberados óvulos pelo corpo. Mas isso quer dizer que uma mulher não pode engravidar após a menopausa?
Uma gestação não planejada é rara, mas ela pode ocorrer ainda no período da transição menopausal, quando estão sendo liberados os últimos óvulos e há maior descontrole dos hormônios que causa os sintomas do quadro.
“A gestação acidental pode ocorrer quando há uma liberação errática dos óvulos, no fim do período de fertilidade”, indica o ginecologista Roberto de Azevedo Antunes, diretor médico da Fertipraxis e diretor da Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).
Nos casos em que a menopausa já está estabelecida, é possível engravidar apenas caso as mulheres já possuam óvulos, ou embriões próprios congelados previamente ou se receber óvulos doados.
“Seja com óvulos próprios congelados, ou doados, o processo de preparo do endométrio em mulheres já na menopausa se dá através do uso sequencial de estrogênio e progesterona para conseguir que ocorra a implantação”, salienta o médico.
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!