metropoles.com

Energéticos fazem mal? Conheça como o corpo reage a estas bebidas

Por serem ricos em cafeína, quando consumidos em excesso, energéticos provocam insônia, palpitações, dores no estômago e tonturas

atualizado

Compartilhar notícia

Andrey_A/istock
Energy drink pass through Ice Cubes. 3d rendering
1 de 1 Energy drink pass through Ice Cubes. 3d rendering - Foto: Andrey_A/istock

Ricas em cafeína, as bebidas energéticas são muito populares, apesar de um tanto polêmicas. Os produtos prometem, em uma latinha, melhorar a concentração e a velocidade de reação, melhorar o bem estar, manter o cliente acordado e alerta e, ainda por cima, eliminar toxinas.

O número importante no rótulo do energético é a quantidade de cafeína: uma unidade contém 90 mg da substância, o mesmo de uma xícara de 60 ml de café expresso ou uma xícara e meia de chá preto. A dose máxima, segundo um estudo da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, é de 400 mg por dia. Portanto, é seguro consumir até quatro latas diariamente. O problema é que os energéticos não costumam ser a única fonte de cafeína por dia e o consumo associado a chocolates e café, por exemplo, podem extrapolar as quantidades permitidas.

Em excesso, a cafeína por causar insônia, batimentos acelerados, dor de estômago, delírios, tontura, vômito, diarreia, letargia, dificuldade para respirar, espasmos musculares e, em casos raros, até levar à morte.

“Não existe nenhum estudo que controle ou comprove danos no consumo de energéticos dentro do recomendado. Mas, claro, tudo o que é consumido em excesso faz mal. A taurina, que se fala muito, nem é estimulante e possui, no fim das contas, alguns benefícios para o organismo”, explica a nutricionista Fernanda Seiffer, da E4 Agência de Nutrição.

Ela conta que a taurina é um aminoácido produzido pelo próprio corpo e tem ação desintoxicante, antioxidante e ainda ajuda no funcionamento do coração. “As bebidas energéticas também têm diversas vitaminas do complexo B, que contribuem para o metabolismo e redução do cansaço e da fadiga”, afirma. A nutricionista esclarece que não há nenhuma substância na fórmula dos produtos que cause vício.

Energéticos com álcool
Um uso comum dos energéticos é associá-los a bebidas alcoólicas. O combo vodka com energético, segundo Fernanda, não possui contraindicações, a princípio. “A cafeína não interage com a substância, não há efeitos adversos”, afirma a nutricionista. O problema são as quantidades: em uma festa, é comum tomar mais de quatro latas de energético acompanhada de álcool.

Para Michelle Mendes, nutricionista funcional e oncológica da Aliança Instituto de Oncologia, alguns casos específicos podem apresentar reações mas, no geral, é preciso ficar de olho mesmo nas quantidades. “Depende muito do organismo, mas é importante não passar dos 400 mg de cafeína por dia. Outro ponto é que algumas pessoas não podem consumir energéticos: crianças, gestantes, hipertensos, pessoas com intolerâncias e problemas cardíacos devem evitar”, diz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?