Energético orgânico: confira 5 benefícios do kombucha para a saúde
Bebida probiótica contém ferro e cafeína, substâncias que conferem mais disposição ao corpo para a realização das atividades cotidianas
atualizado
Compartilhar notícia
Já imaginou uma bebida leve, suave, de baixa caloria e que, ao mesmo tempo, proporciona vários benefícios para o organismo? Sim, ela existe e se chama kombucha.
Desenvolvido a partir da fermentação do chá verde ou preto por uma cultura de bactérias e leveduras conhecida como SCOBY, o kombucha é considerado um poderoso probiótico – alimento vivo que contribui para a regeneração e fortalecimento da flora intestinal.
“O intestino é considerado o nosso ‘segundo cérebro’ e mantê-lo regulado e saudável reflete na qualidade de vida, na imunidade, no humor e no bem-estar. Com isso, o consumo regular de kombucha, com suas altas propriedades, torna-se um grande aliado da saúde”, enfatiza Elaine Pádua, nutricionista com pós-graduação em Nutrição Funcional.
Alimentos que ajudam na imunidade:
Veja os cinco benefícios do consumo de kombucha:
1. Sistema imunológico mais forte
O intestino produz naturalmente células de defesa. Mas o consumo regular de kombucha, devido às suas propriedades, aumenta essa produção, fortalecendo o sistema imunológico como um todo.
“As pessoas que têm gripes e resfriados frequentes, ou seja, que estão sempre com algum comprometimento de saúde, ao incluir o kombucha na sua rotina, passam a ter uma microbiota melhor e, consequentemente, uma produção mais eficiente das células imunológicas”, explica a nutricionista.
2. Melhora problemas digestivos
Os microrganismos presentes na fermentação do kombucha melhoram o trânsito intestinal, evitando incômodos como a constipação e a diarreia. A bebida também ajuda a produzir enzimas que combatem a queimação no estômago.
3. Poderoso antioxidante
Rico em vitaminas C, K e do complexo B, o kombucha tem forte ação antioxidante e a sua ingestão frequente combate os famosos radicais livres, causadores do envelhecimento da pele e associados a outras doenças.
4. Energético orgânico
Durante o processo de fermentação do kombucha, o ferro, mineral responsável por melhorar o transporte de oxigênio no sangue, e a cafeína, com seu efeito estimulante, são liberados fazendo da bebida um “motor” de energia para o corpo.
5. Antibiótico natural
A ingestão regular do kombucha combate as bactérias nocivas ao corpo humano, que causam intoxicação alimentar e até infecções.
A bebida pode ser ingerida diariamente, substituindo sucos e chás, em qualquer horário do dia, em jejum, antes ou depois das refeições e antes das atividades físicas, por exemplo. Contudo, antes de consumir é importante verificar se o kombucha está na temperatura correta.
A refrigeração é de extrema importância para manter as propriedades. Por isso, o ideal é que ela seja mantida entre 1°C e 6°C na geladeira.