Enem: 10 dicas para fixar conteúdos e evitar brancos de memória
Com a aproximação da data, a ansiedade dos estudantes só aumenta e isso pode levar a esquecimentos ocasionais
atualizado
Compartilhar notícia
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos próximos dias 21 e 28 de novembro, é a prova mais importante do ano para ingressar no ensino superior. Com a aproximação das datas, a ansiedade dos estudantes só aumenta e, justamente ela, é um dos fatores que estão relacionados aos temidos brancos de memória.
O neurocientista Fabiano de Abreu sugere que exercícios de memorização sejam incorporados à rotina final de estudos e preparou uma lista com técnicas fáceis que auxiliam na fixação de conteúdos.
De acordo com ele, os exercícios podem ajudar a aumentar o volume de informações memorizadas, como também reduzir a possibilidade de desenvolver algum déficit de memória no futuro.
Porém, é necessário que o treino seja feito com intervalos de descanso. “É fundamental ter momentos de pausas. Estes intervalos vão possibilitar um aumento da produtividade da pessoa”, aconselha o especialista.
Confira dicas para aumentar a memorização de conteúdos e evitar brancos:
Preparar
Antes de começar, escolha o ambiente ideal para você conseguir manter o foco e prestar atenção somente naquilo que virá pela frente.
Gravar
Use um gravador de áudio e leia em voz alta os textos. Isso vai ajudar a reter as informações e o arquivo de áudio poderá ser consultado para relembrar o assunto.
Anotar
Escreva várias vezes as informações por tópicos até o assunto ficar mais claro em sua mente.
Dividir as notas
Distribua as anotações em bloquinhos de papel e coloque em lugares onde você possa revê-los sempre.
Repetir
Leia em voz alta linha por linha até conseguir fixar todas as palavras do texto.
Escrever aquilo que lembrar
Após decorar o texto, aproveite e escreva tudo aquilo que ficou guardado na sua memória.
Ensinar alguém
Ensine o conteúdo para outra pessoa. Assim você lembrará o que aprendeu e saberá passar aquilo para frente, permitindo reter mais informações sobre o assunto.
Ouvir as suas próprias gravações
Aproveite o momento em que estiver fazendo outras atividades para ouvir suas gravações.
Fazer intervalos
Estabeleça pequenas pausas, pois estes intervalos vão ajudar a guardar os conteúdos. Mas não abuse, pois o excesso pode colocar tudo a perder.
Mapas mentais
Organize a informação através de símbolos, imagens e gráficos, isso facilitará a memorização pois o conteúdo será associado à algo já conhecido.