metropoles.com

Endocrinologista dá 5 dicas para manter o tratamento da diabetes

Especialista chama atenção sobre os perigos da doença e demonstra preocupação com relação a baixa adesão de tratamento entre os portadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Towfiqu Photography/ Getty Images
Imagem colorida de pessoa medindo sua glicose
1 de 1 Imagem colorida de pessoa medindo sua glicose - Foto: Towfiqu Photography/ Getty Images

Com certeza você conhece ou já ouviu relatos de uma pessoa que sofre de diabetes. A condição está cada vez mais comum entre os brasileiros e já corresponde a mais de 7% da população, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Especialistas chamam a atenção sobre os perigos da doença e demonstram preocupação com relação a baixa adesão do tratamento entre os portadores da condição.

De acordo com o endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo (Sbem-SP), Felipe Martins Oliveira, a adesão significa a correspondência entre as informações da equipe médica e o que o paciente realmente segue.

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratada. Existem quatro tipos principais de diabetes: tipo 1, tipo 2, gestacional e a pré-diabetes. O endocrinologiosta aponta cinco dicas importantes para melhorar a adesão ao tratamento:

Atenção em todas as áreas

Mantenha atenção nas cinco áreas que envolvem o tratamento: alimentação, exercício, teste de glicose, manejo de hipoglicemias e uso de insulina ou medicamentos.

Escute seu médico

Esteja alinhado aos profissionais de saúde que cuidam de você. Confira se a prescrição médica que segue é a mais atual e se você consegue compreender perfeitamente as instruções que estão nela. Na dúvida, entre em contato com a equipe de saúde.

Crie uma rotina

Estabeleça uma rotina escrita e marque em agenda ou calendário as ações realizadas no tratamento. No caso dos medicamentos, faça um diário daquilo que precisa tomar da hora que se levanta até o momento de ir dormir. Respeite os horários e anote tudo, em ordem cronológica.

Remédios visíveis

Mantenha os medicamentos em lugares que sejam intuitivos para você, por exemplo, no móvel ao lado da cama, na pia da cozinha. O ideal é que seja  mais fácil se lembrar de encontrá-los e tomar a medicação.

“Caixas organizadoras que separam os comprimidos por dia da semana e horário de tomada são bem úteis”, sugere Felipe.

Peça ajuda

Avalie se é necessário ter ajuda de alguém para coordenar o seu tratamento. Não é vergonha pedir ajuda!

Especialistas advertem

Os médicos pedem zelo pelo tratamento, pois a diabetes mal controlada pode ser responsável por desencadear complicações graves como insuficiência renal, problemas cardiovasculares, amputação de membros, cegueira e acidente vascular cerebral (AVC).

Fique atento aos sinais! Os sintomas podem variar de acordo com o tipo da doença, porém de forma geral os primeiros indícios e sintomas da condição são cansaço frequente, muita fome, perda de peso repentina, muita sede, vontade de ir ao banheiro frequentemente e escurecimento de dobras, como a da axila e do pescoço, por exemplo.

A Federação Internacional de Diabetes também aponta que o Brasil ocupa o 6º lugar entre os 10 principais países com adultos (20 a 79 anos) com diabetes em 2021. Além disso, somos o terceiro país com maior prevalência de diabetes tipo 1 (92.300 pessoas), em pessoas abaixo dos 20 anos de idade, atrás apenas da Índia e Estados Unidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?