metropoles.com

Empresa lança 1º absorvente menstrual biodegradável no Reino Unido

Primeiro absorvente menstrual 100% biodegradável é fabricado a partir de fibras vegetais e deve ser descartado no vaso sanitário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fluus
Imagem colorida - absorvente menstrual - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida - absorvente menstrual - Metrópoles - Foto: Fluus

O Reino Unido começou a vender, neste mês, um absorvente menstrual 100% biodegradável. Desenvolvido pela empresa Fluus, o modelo é fabricado a partir de fibras vegetais e adesivos naturais e começa a se desmanchar apenas seis horas após ser descartado no vaso sanitário.

De acordo com o fabricante, o produto tem uma decomposição semelhante a do papel higiênico biodegradável e consegue passar facilmente pelas telas das galerias de esgoto, por onde vai se desfazendo até sumir completamente no intervalo de um mês. O dispositivo ainda é 15% mais absorvente do que os modelos tradicionais.

Problema ambiental

O descarte dos absorventes menstruais convencionais é considerado um sério problema para o meio ambiente. Com até 90% de plástico em sua composição, o produto – que não pode ser reciclado – demora cerca de 400 anos para se decompor nos aterros sanitários.

Estima-se que uma única pessoa pode utilizar até 15 mil absorventes descartáveis ao longo da vida, segundo mostra um levantamento feito pelo Instituto Akatu, uma organização brasileira sem fins lucrativos focada na conscientização para o consumo consciente. Aproximadamente 15 bilhões de absorventes chegam aos lixões no Brasil todos os anos.

A preocupação com o meio ambiente fez com que mais pessoas que menstruam procurem alternativas para o produto na última década, como as calcinhas absorventes e os coletores menstruais.

Descarte consciente

Uma pesquisa feita pela Fluus com 2 mil participantes revelou que até metade das pessoas já se viu em situações em que não conseguiu encontrar um local apropriado para descartar os absorventes usados. Sete em cada dez estiveram em banheiros sem lixeira e cerca de dois terços delas acabaram guardando o absorvente na bolsa para descartá-lo depois.

Países da Europa incentivam que a população jogue o papel higiênico no vaso sanitário, uma vez que o produto é biodegradável e evita o acúmulo de rejeitos em aterros sanitários. Muitas vezes, os banheiros não são equipados com lixeiras, o que dificulta o descarte dos absorventes não biodegradáveis. O novo absorvente é apontado como uma solução para o problema.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?