Empresa indiana diz que pode enviar vacina Covaxin para Brasil esta semana
Clínicas privadas nacionais já fecharam a compra de 5 milhões de doses do imunizante contra Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Embora ainda não tenha solicitado o uso emergencial ou o registro completo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Bharat Biotech, responsável pela vacina indiana Covaxin contra a Covid-19, anunciou, nesta terça (9/2), que provavelmente exportará o imunizante, ainda nesta semana, para o Brasil e para os Emirados Árabes Unidos. Publicada na mídia indiana, a informação foi confirmada pela agência Reuters.
Apesar da falta de transparência quanto aos resultados da terceira etapa do estudo clínico, a vacina foi aprovada para uso emergencial na Índia e está sendo aplicada na população. Os resultados de um teste feito em 25,8 mil pessoas serão divulgados em março. Um estudo com 26 pessoas mostrou que a Covaxin também tem eficácia contra a variante britânica do coronavírus.
No Brasil, o único pedido até o momento envolvendo a vacina indiana foi para a realização de testes de fase 3 em território nacional. As clínicas privadas, por meio da Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC), afirmam ter fechado a compra de 5 milhões de doses do imunizante, e o governo federal também negocia adquirir 20 milhões de unidades da Covaxin.
Veja, na galeria, como cada tipo de vacina funciona: