metropoles.com

Empresa francesa faz primeiro implante de coração artificial em mulher

Modelo Aeson se mostrou compacto o suficiente para caber em cavidades torácicas menores, como as de pacientes do sexo feminino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
ilustração de um coração
1 de 1 ilustração de um coração - Foto: GettyImages

A fabricante francesa Carmat informou, nesta terça-feira (21/9), que médicos do Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, realizaram o primeiro implante do modelo de coração artificial Aeson em uma mulher, um avanço para pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca biventricular em estágio terminal.

O anúncio foi feito com entusiasmo pela empresa após a comprovação de que o modelo é compacto o suficiente para ser implantado em pessoas com cavidades torácicas menores, mais frequentes em pacientes do sexo feminino.

A paciente de 57 anos sofria de insuficiência cardíaca biventricular grave e havia sido submetida a uma cirurgia cardíaca anos antes.

“É a primeira vez que nosso dispositivo ajudou uma mulher que sofria de insuficiência cardíaca. Essa conquista confirma que as limitações de tamanho para adultos são mínimas, o que nos deixa muito confiantes no potencial do Aeson de se tornar a terapia de escolha para uma ampla população de pacientes”, informou Stéphane Piat, CEO da Carmat em um comunicado.

O procedimento foi realizado no UofL Health – Jewish Hospital, em Kentucky, nos Estados Unidos, pela equipe do médico Mark S. Slaughter, professor e presidente do Departamento de Cirurgia Cardiovascular e Torácica da University of Louisville e UofL Physician.

“O coração artificial Aeson dá esperança a uma variedade maior de homens e mulheres à espera de um transplante de coração e aumenta as chances de sucesso”, afirmou Slaughter.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?