Embolia pulmonar: entenda o quadro do cantor Anderson, do Molejo
Anderson Leonardo, que está em tratamento contra câncer nos testículos, foi internado com embolia pulmonar. Entenda o caso do cantor
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com um comunicado médico feito nesta segunda (11/9), o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, está internado com embolia pulmonar.
Anderson está fazendo tratamento contra um câncer nos testículos e foi hospitalizado no último domingo (10/9) com sintomas de pneumonia. O cantor passou por exames de imagem e foi diagnosticado com embolia pulmonar. Embora seja uma condição grave, o quadro é estável.
O que é a embolia pulmonar?
De acordo com o cirurgião vascular Rodolpho Reis, ex-presidente da regional do Distrito Federal da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a embolia pulmonar acontece quando há formação de um coágulo que sobe para o pulmão.
“São vários os fatores que podem levar à formação dos trombos que causam embolia — o câncer, inclusive, é um deles. Esses coágulos, geralmente formados na perna, acabam indo parar no pulmão”, esclarece.
Segundo ele, a condição é sempre grave, e causa a morte de 3% a 18% dos pacientes.
Quais os sintomas da embolia?
Os sintomas da embolia variam, mas costumam incluir falta de ar. A intensidade da dificuldade em respirar depende do tamanho da lesão e da quantidade de obstruções nas artérias pulmonares — o conjunto de sinais pode limitar o suprimento de oxigênio dos órgãos de todo o corpo.
Em casos mais graves, alguns pacientes sofrem com dores no tórax e, quando ocorre o infarto pulmonar, podem ter desmaios. Sem atenção médica, o quadro pode levar à morte.
O tratamento da embolia
Quando diagnosticada nos primeiros momentos, a embolia pulmonar é tratada com medicamentos anticoagulantes, que atuam na dissolução do coágulo. Em casos que são descobertos só depois de lesões graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.
O caso de Anderson
O comunicado feito pela banda Molejo informa que o grupo ficará fora dos palcos enquanto seu vocalista se recupera. “Mais uma vez, contamos com as orações e apoio dos amigos, fãs e contratantes”, pedem os artistas.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.