metropoles.com

Emagrecer exige controle do que se come e dos horários das refeições

Pesquisadores defendem que a consistência entre o tempo de sono e os horários das refeições garantem um bom metabolismo e emagrecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
nensuria, Istock
horario refeicoes
1 de 1 horario refeicoes - Foto: nensuria, Istock

Fazer dieta é mais complexo do que simplesmente contar as calorias das refeições. Evidências científicas que estudam o chamado círculo circadiano sugerem que o horário que você come também impacta no resultado final. Ou seja, não basta cuidar do que você come para emagrecer. É preciso ficar alerta a “quando” você come.

Basicamente, o ritmo circadiano representa o período de 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico dos seres vivos. Ele é influenciado pelas variações de luz, temperatura, dia e noite. Segundo pesquisas recentes, a ruptura do círculo circadiano provocada pelas mudanças culturais (como comer tarde, a ingestão excessiva de álcool e manter padrões inconsistentes de sono) pode ter efeitos na saúde das pessoas. Isso explicaria, por exemplo, o ganho de peso típico entre calouros universitários dos Estados Unidos, que passam a morar fora de casa, comendo mais fast food, dormindo menos e mantendo uma vida social agitada.

O ciclo circadiano funciona assim: dentro de cada célula do nosso corpo, existe um relógio molecular que regula praticamente todos os processos e comportamentos fisiológicos, desde a liberação de hormônios e neurotransmissores até a pressão sanguínea, passando por respostas imunológicas, sensação de fome e sonolência, entre outros. Esses relógios são mantidos em sincronia entre si com o objetivo de antecipar e preparar o corpo para as reações cotidianas ao ambiente externo. Mudança de rotina, viagens, fuso horário têm efeito direto nessa estrutura.

Atualmente, os pesquisadores defendem que a consistência entre o tempo de sono e os horários das refeições garantem um bom metabolismo – o que consequentemente leva ao emagrecimento. Mas a ciência não consegue, porém, ser taxativa sobre quais são os melhores horários para comer. Há quem diga que não se deve comer muito à noite porque o corpo tem, nesse horário, menos oportunidades de queimar calorias. Algumas evidências sugerem que o organismo queima mais calorias quando os intervalos entre as refeições são suficientes para que ele se recupere da digestão dos alimentos.

A ideia de que a resposta biológica aos alimentos varia ao longo do dia é antiga. A medicina chinesa prega que a energia flui no corpo em sintonia com o movimento solar. Seguindo essa linha, nossas refeições deveriam ser sincronizadas com a “hora de cada órgão”. Entre 7h e 9h, é o horário do estômago. Portanto, seria nesse intervalo que teríamos de fazer a maior refeição do dia. O jantar também deveria ser realizado cedo, entre 17h e 19h, e de forma leve, segundo os chineses. Essas são as “horas da função renal”. (Com informações da BBC)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?