Saiba o que fazer se encontrar um carrapato da febre maculosa
Com os instrumentos corretos, da forma correta e com a higiene ideal, as chances de evitar a doença, causada pelo carrapato, são reduzidas
atualizado
Compartilhar notícia
O carrapato-estrela, principal transmissor da febre maculosa, é um inseto muito pequeno que vive na grama e se prende à pele de pessoas e animais para se alimentar de sangue. Quanto contaminado, o carrapato pode transmitir a bactéria Rickettsia, causadora da febre maculosa.
O ideal é retirar o carrapato do corpo o mais rápido possível para reduzir o risco da doença. Entretanto, se o parasita não for eliminado da forma correta, pode acontecer proliferação das bactérias e o risco de transmissão da febre maculosa aumenta.
Geralmente, a picada do inseto não apresenta sintomas visíveis. Além disso, os carrapatos podem ser extremamente pequenos. Na fase de ninfa, quando ocorrem a maioria dos ataques, os parasitas possuem mais ou menos o mesmo tamanho de um feijão verde.
Portanto, após estar em fazendas, chácaras e regiões de mata, é necessário examinar minuciosamente o corpo em busca de carrapatos, especialmente em áreas mais escondidas, como atrás da orelha, no pescoço, na região da virilha e abaixo das mamas.
Não utilize as mãos
A forma correta de retirar o carrapato é com uma pinça, jamais com as mãos. Se a ferramenta não estiver fácil, é recomendado o uso de uma gaze ou algodão.
Com a ajuda do instrumento, puxe devagar o parasita, por meio de uma leve torção, para que sua boca solte a pele, seguido de um movimento para cima.
Caso a parte da boca do animal esteja grudada, higienize a pinça, as mãos e remova o restante com cuidado. Jamais esmague ou aperte o corpo, pois ele pode expelir as bactérias e aumenta o risco de infecção.
Após removê-lo do corpo, jogue-o em um pote com álcool ou uma solução de água e sabão.
Higiene
Depois de eliminar o inseto, lave as mãos, a pinça e a área da picada com água e sabão. É importante estar atento a possíveis sintomas de febre maculosa nos 15 dias seguintes ao contato com o carrapato. Os principais sinais incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, presença de manchas vermelhas na pele (especialmente nas palmas das mãos e solas dos pés) e sensação de cansaço.
Veja quem já morreu pela febre maculosa:
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.