metropoles.com

Eliezer conta que tem ginecomastia. Saiba o que é o inchaço da mama

O ex-BBB Eliezer contou em suas redes sociais que tem ginecomastia, o que causa o inchaço anormal no tecido mamário do homem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Globo/Reprodução
Eliezer-e-Vyni RED
1 de 1 Eliezer-e-Vyni RED - Foto: Globo/Reprodução

O influencer e ex-BBB Eliezer, casado com a influenciadora Viih Tube, explicou nas redes sociais, no último domingo (16/7), que o inchaço de sua mama é devido a uma condição chamada ginecomastia. A condição causa o crescimento anormal do tecido mamário masculino em decorrência do desequilíbrio hormonal.

Eliezer contou que o inchaço piorou durante a gravidez de Viih Tube. “Por mais que eu sempre tenha levado isso muito de boa com pessoas que me zoam, principalmente quando eu estava no BBB, é uma coisa que me incomoda muito e que piorou agora durante a gestação da Lua”, disse.

5 imagens
Eliezer e Lua
Viih Tube e Eliezer no quarto da filha
O influenciador Eliezer também fez o transplante de barba
Eliezer
1 de 5

Eliezer desabafa sobre críticas: "Um ano sendo diminuído na internet"

Reprodução/Instagram
2 de 5

Eliezer e Lua

3 de 5

Viih Tube e Eliezer no quarto da filha

Reprodução/Youtube
4 de 5

O influenciador Eliezer também fez o transplante de barba

Reprodução/Instagram
5 de 5

Eliezer

Eliezer passa por mudança radical no visual (Reprodução/Montagem Metrópoles)

Segundo o mastologista Fábio Bagnoli, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia-SP, a ginecomastia é o desenvolvimento anormal do tecido mamário do homem, que pode ocorrer de forma fisiológica, devido a neoplasias ou outras doenças, devido ao uso de medicamentos, hormônios, drogas lícitas e ilícitas ou de forma idiopática, quando não há motivo aparente.

“É importante diferenciar a ginecomastia da lipomastia. A primeira, que não é uma doença, tem a ver com as glândulas e hormônios. A segunda é o acúmulo de tecido gorduroso que pode causar o crescimento anormal da mama”, explica o médico.

A ginecomastia pode ocorrer por motivos fisiológicos em três fases da vida. Em recém-nascidos, o estrogênio da mãe pode ser passado para o filho e alterar o tamanho do tecido. Na puberdade, por outro lado, o desequilibrio dos hormônios causa a alteração.

Em idosos, o envelhecimento pode fazer os níveis de hormônios masculinos caírem e levar ao inchaço. “No recém-nascido nada deve ser feito pois o quadro irá regredir. Na puberdade, a ginecomastia tende a desaparecer com o tempo na maioria das vezes, sem necessidade de intervenção”, afirma Bagnoli.

A alteração pode ser provocada ainda por:

  • Efeitos colaterais de medicamentos;
  • Uso de drogas, como cannabis, ou esteroides e anabolizantes;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Deficiência de receptores hormonais;
  • Alterações renais que causam desequilíbrio hormonal.

Ginecomastia: sinais, diagnóstico e tratamento

“Além do aumento da mama, a condição, que pode ser bi ou unilateral, pode causar dores. Os exames de imagem, como ultrassom e mamografia, vão, além de diagnosticar, diferenciar a ginecomastia da lipomastia”, explica o mastologista.

Nos casos fisiológicos, Bagnoli acrescenta que o tratamento cirúrgico é dispensado. No entanto, um jovem adulto que apresenta ginecomastia precisa investigar a causa da alteração hormonal para intervir no inchaço.

“Atenção especial deve ser dada ao adulto jovem que manifesta ginecomastia, principalmente quando associado a outros sintomas, nestes a propedêutica com exames complementares tanto de imagem quanto laboratoriais , deve ser realizada para o diagnóstico adequado e tratamento do que motivou o desenvolvimento da ginecomastia”, sinaliza o médico.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?