Eliezer conta que tem ginecomastia. Saiba o que é o inchaço da mama
O ex-BBB Eliezer contou em suas redes sociais que tem ginecomastia, o que causa o inchaço anormal no tecido mamário do homem
atualizado
Compartilhar notícia
O influencer e ex-BBB Eliezer, casado com a influenciadora Viih Tube, explicou nas redes sociais, no último domingo (16/7), que o inchaço de sua mama é devido a uma condição chamada ginecomastia. A condição causa o crescimento anormal do tecido mamário masculino em decorrência do desequilíbrio hormonal.
Eliezer contou que o inchaço piorou durante a gravidez de Viih Tube. “Por mais que eu sempre tenha levado isso muito de boa com pessoas que me zoam, principalmente quando eu estava no BBB, é uma coisa que me incomoda muito e que piorou agora durante a gestação da Lua”, disse.
Segundo o mastologista Fábio Bagnoli, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia-SP, a ginecomastia é o desenvolvimento anormal do tecido mamário do homem, que pode ocorrer de forma fisiológica, devido a neoplasias ou outras doenças, devido ao uso de medicamentos, hormônios, drogas lícitas e ilícitas ou de forma idiopática, quando não há motivo aparente.
“É importante diferenciar a ginecomastia da lipomastia. A primeira, que não é uma doença, tem a ver com as glândulas e hormônios. A segunda é o acúmulo de tecido gorduroso que pode causar o crescimento anormal da mama”, explica o médico.
A ginecomastia pode ocorrer por motivos fisiológicos em três fases da vida. Em recém-nascidos, o estrogênio da mãe pode ser passado para o filho e alterar o tamanho do tecido. Na puberdade, por outro lado, o desequilibrio dos hormônios causa a alteração.
Em idosos, o envelhecimento pode fazer os níveis de hormônios masculinos caírem e levar ao inchaço. “No recém-nascido nada deve ser feito pois o quadro irá regredir. Na puberdade, a ginecomastia tende a desaparecer com o tempo na maioria das vezes, sem necessidade de intervenção”, afirma Bagnoli.
A alteração pode ser provocada ainda por:
- Efeitos colaterais de medicamentos;
- Uso de drogas, como cannabis, ou esteroides e anabolizantes;
- Consumo excessivo de álcool;
- Deficiência de receptores hormonais;
- Alterações renais que causam desequilíbrio hormonal.
Ginecomastia: sinais, diagnóstico e tratamento
“Além do aumento da mama, a condição, que pode ser bi ou unilateral, pode causar dores. Os exames de imagem, como ultrassom e mamografia, vão, além de diagnosticar, diferenciar a ginecomastia da lipomastia”, explica o mastologista.
Nos casos fisiológicos, Bagnoli acrescenta que o tratamento cirúrgico é dispensado. No entanto, um jovem adulto que apresenta ginecomastia precisa investigar a causa da alteração hormonal para intervir no inchaço.
“Atenção especial deve ser dada ao adulto jovem que manifesta ginecomastia, principalmente quando associado a outros sintomas, nestes a propedêutica com exames complementares tanto de imagem quanto laboratoriais , deve ser realizada para o diagnóstico adequado e tratamento do que motivou o desenvolvimento da ginecomastia”, sinaliza o médico.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.