metropoles.com

Saiba qual a rotina sexual mínima para evitar o câncer de próstata

Pesquisa apontou que manter uma frequência de ejaculação mínima é importante para evitar os riscos de ter câncer de próstata

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto mostra homem segurando desenho de cara tristonha perto da região do pênis e da próstata
1 de 1 Foto mostra homem segurando desenho de cara tristonha perto da região do pênis e da próstata - Foto: Getty Images

Entre os fatores de risco para desenvolver o câncer de próstata estão a idade avançada, excesso de peso, tabagismo e a presença de casos da doença na família. As evidências científicas, porém, apontam que a prevenção ao câncer de próstata também pode estar relacionada à quantidade de vezes que os homens ejaculam.

“Manter uma frequência mínima de ejaculações é fundamental para evitar o desenvolvimento do câncer de próstata“, afirma a médica Jennifer Rider em entrevista ao jornal The Sun publicada nesta quinta-feira (10/8). Epidemiologista da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, ela é a autora principal de um estudo que buscou estabelecer exatamente qual a quantidade básica de rotina sexual para os homens evitarem o desenvolvimento da doença.

“Homens em idade adulta que mantiveram uma maior frequência ejaculatória são menos propensos a ter o câncer”, completa Jennifer. O estudo feito pela epidemiologista acompanhou os hábitos sexuais de 31 mil homens dos Estados Unidos entre 1992 e 2010 para entender os impactos da vida sexual na prevenção aos tumores.

De acordo com a pesquisa, que teve seus primeiros resultados publicados em 2016, os homens acima de 21 anos relatam ejacular, em média, de quatro a sete vezes por mês. No entanto, quem manteve uma frequência maior de orgasmos, com 21 vezes ao mês, teve 50% menos de chances de ter câncer de próstata. Este número, porém, é maior que o mínimo recomendado pela especialista para a prevenção.

Ilustração mostra a localização da próstata no sistema reprodutor masuclino
A próstata é responsável pela produção do líquido seminal

O mínimo para afastar o câncer de próstata

A frequência de ejaculação considerada ideal para afastar o risco de desenvolvimento de câncer é de 13 vezes ao mês, segundo a especialista. O problema é que esta periodicidade costuma diminuir com a idade.

Homens que alcançam o orgasmo mais de 13 vezes ao mês são 57% entre os 20 e 29 anos, mas este número cai para 32% entre os de 40 a 49 anos.

Apenas 40% dos homens mantiveram a frequência que tinham no começo da pesquisa, o que revela a diminuição da libido com o passar dos anos. Para os pesquisadores, é preciso manter uma boa quantidade de ejaculações para eliminar as secreções potencialmente cancerígenas que se acumulam nos dutos do aparelho reprodutor.

“Agora estamos trabalhando em estudos de acompanhamento que relacionam a frequência da ejaculação com alterações moleculares específicas na próstata. Queremos investigar melhor os fundamentos biológicos dessa associação entre a quantidade de ejaculações e a incidência do câncer”, completou Jennifer, em entrevista ao site da Universidade de Boston.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?