Eficácia das vacinas da Sinopharm contra Covid-19 supera 70%
Resultados da fase 3 realizados com 40 mil voluntários foram publicados no Journal of the American Medical Association
atualizado
Compartilhar notícia
Um novo estudo mostra que as duas vacinas desenvolvidas pela empresa chinesa Sinopharm têm mais de 70% de eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19. Os dados foram publicados nessa quarta-feira (26/5), no Journal of the American Medical Association após a revisão por pares.
O estudo clínico de fase 3 das duas vacinas foi realizado com cerca de 40 mil voluntários com idades acima de 18 anos. Eles receberam duas doses das vacinas, em um intervalo de 21 dias, nos Emirados Árabes Unidos e no Bahrein.
Segundo o artigo, a vacina desenvolvida por uma subsidiária da Sinopharm sediada em Wuhan, na China, foi 72,8% eficaz contra a forma sintomática da doença 14 dias após a aplicação da segunda dose.
A outra, desenvolvida por um instituto baseado em Pequim ligado à Sinopharm, mostrou eficácia de 78,1%. O imunizante obteve, neste mês, a aprovação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso emergencial e foi incluído no consórcio Covax Facility.
Entre os 40 mil participantes, 142 apresentaram sintomas da infecção pelo novo coronavírus após a vacinação. Apenas dois desenvolveram a forma grave da doença.
Os cientistas ainda não conseguiram responder se as vacinas previnem contra a doença assintomática.
Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam: