metropoles.com

“É um agravamento da situação”, diz Teich sobre recorde de óbitos

Ministro da Saúde afirmou, em coletiva na noite desta terça (28/04), que a curva do coronavírus está crescendo em estados específicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro da saúde, Nelson Teich, em coletiva de imprensa em 28/04
1 de 1 Ministro da saúde, Nelson Teich, em coletiva de imprensa em 28/04 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em entrevista coletiva na noite desta terça (28/04), o ministro da Saúde Nelson Teich reconheceu que o recorde de 474 mortes registradas em um dia e o fato que o Brasil ultrapassou a China no número de óbitos é um “agravamento da situação” do coronavírus no Brasil. Segundo o ministro, é preciso abordar o aumento como um crescimento da curva.

“O Brasil precisa ser tratado de forma diferente de acordo com cada região. Vemos [o aumento dos óbitos] como uma tendência em cidades e estados onde temos uma pior condição quanto à doença. É uma piora em relação aos dias anteriores”, disse Teich.

O ministro disse que a pasta trabalha para dar suporte aos estados e municípios ofertando aporte financeiro, respiradores e equipamentos de proteção individual, além de estar tentando contratar profissionais de saúde para reforçar o atendimento nos lugares onde a epidemia de Covid-19 está pior.

Segundo Eduardo Pazuello, secretário-executivo da pasta, serão distribuídos 185 respiradores para os estados e municípios mais afetados — a distribuição deixará de ser linear, como era feita na gestão Mandetta, e passará a usar critério de necessidade.

Teich não detalhou se o ministério mudará alguma abordagem frente aos novos números e ao agravamento da epidemia.

O secretário de vigilância em saúde Wanderson de Oliveira explica que os estados que mais chamam a atenção do governo são Amazonas, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Ceará. “Estamos atentos à circulação em todo território nacional. Reiteramos: o Brasil tem uma sazonalidade de doença respiratória que pega outono e inverno. É natural que tenhamos um aumento do número de casos e internações por causas respiratórias, e a Covid agrava esse quadro. É importante que todos reforcem as medidas de proteção”, afirma.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?