metropoles.com

É seguro misturar remédio com fitoterápico? Farmacêutico explica risco

Junção de alguns medicamentos pode causar hemorragias e outros problemas de saúde. Consultar um profissional é essencial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Medicamento fitoterápico
1 de 1 Medicamento fitoterápico - Foto: Getty Images

No Brasil, a grande variedade de plantas misturada à sabedoria popular tornou os medicamentos fitoterápicos muito comuns. Quem nunca tomou um chá de boldo para dor no estômago, ou apostou no remédio à base de ginkgo biloba para a memória?

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regula os medicamentos fitoterápicos, todos aqueles que contém derivados vegetais, extratos ou a planta seca ou pulverizada. “Como o próprio nome diz, são medicamentos e portanto, precisam ser devidamente prescritos para um determinado tratamento”, explica o farmacêutico naturopata Jamar Tejada.

Por isso mesmo, ele alerta que é preciso prestar atenção antes de misturar os fitoterápicos com os remédios alopáticos, como são chamados os medicamentos tradicionais, à venda em farmácias. A interação sem acompanhamento médico entre os dois tipos pode causar intoxicação, toxicidade renal, hepática e até diminuição das defesas naturais do corpo.

Uma mistura perigosa é a de anticoagulantes com fitoterápicos à base de ginkgo biloba — a combinação pode causar hemorragia em várias partes do corpo (até no cérebro).

Outra combinação perigosa é a do ácido acetilsalicílico (AAS), usado para tratar dores e inflamações, com fitoterápicos à base de alho, gengibre, salsinha, ginseng, ginkgo biloba e/ou guaco. Juntos, os medicamentos podem causar hemorragias.

Para diabéticos, alguns fitoterápicos são bastante eficientes para baixar a glicemia (pata-de-vaca, jambolão e melão de São Caetano, por exemplo) e, se usados com outros remédios para o mesmo problema, podem acabar diminuindo demais os níveis de glicose.

“Isso acontece porque algumas ervas e fitoterápicos não combinam com determinados medicamentos e podem mascarar sintomas ou mesmo intensificá-los”, explica o farmacêutico. A recomendação é buscar orientação especializada antes de misturar as duas modalidades de remédios para evitar qualquer problema.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?