metropoles.com

É possível ter coronavírus e influenza ao mesmo tempo, diz Saúde

O secretário de Vigilância de Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que pessoas com menos de 60 anos podem ter coinfecção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explicou, na tarde desta sexta-feira (11/04), que é possível que pacientes sejam infectados pelo coronavírus e outro vírus respiratório (como a influenza), ao mesmo tempo e, por isso, o desenvolvimento da epidemia pode ser diferente no Brasil.

Ele considera que a quantidade de pessoas com menos de 60 anos que morreram por conta da Covid-19 (223, de 1.124) é significativa e uma das possíveis explicações é a coinfecção. “Pessoas jovens são mais propensas a ter influenza e, para pacientes com fatores de risco ou comorbidades, pode ser um agravante”, afirma o secretário.

Segundo ele, em conversa com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, foi revelado que 10 pacientes foram confirmados com coronavírus em um dia e três deles tinham, também, influenza. Diferentemente de outros países, o Brasil está lidando com a epidemia do coronavírus ao mesmo tempo que começa a sazonalidade de outros vírus respiratórios – por isso, a vacinação contra a gripe é ainda mais importante. No hemisfério Norte, por exemplo, a sazonalidade de influenza acontece em novembro (no caso, antes de o coronavírus surgir).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?