Duas pessoas são diagnosticadas com gripe aviária na Inglaterra
Os pacientes são avicultores que trabalhavam em uma granja onde casos de gripe aviária foram confirmados entre animais
atualizado
Compartilhar notícia
Duas pessoas foram diagnosticadas com gripe aviária na Inglaterra, segundo afirmou a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês), nesta terça-feira (16/5).
Os infectados são avicultores que trabalhavam em uma granja onde já haviam sido confirmados casos de gripe aviária entre animais. Eles estão com o vírus influenza A (H5), mas não desenvolveram os sintomas da doença. A confirmação foi feita a partir de um programa de testes de assintomáticos para pessoas que estiveram em contato com aves infectadas.
“Com base no tempo de exposição e nos resultados dos testes, é provável que um indivíduo tenha tido contaminação do nariz e/ou garganta por material inalado na fazenda, enquanto para o segundo indivíduo é mais difícil determinar qual é o caso”, informou o órgão britânico em comunicado.
As autoridades não detectaram evidências de transmissão entre as pessoas. Elas afirmam que os dois casos positivos não alteram o nível de risco da gripe aviária para a saúde humana, que permanece “muito baixo” para a população em geral.
“As evidências atuais sugerem que os vírus da gripe aviária que estamos vendo circulando em aves em todo o mundo não se espalham facilmente para as pessoas. No entanto, já sabemos que o vírus pode se espalhar para as pessoas após contato próximo com aves infectadas e é, por isso que, por meio de programas de triagem como este, estamos monitorando as pessoas que foram expostas para aprender mais sobre esse risco”, afirma a professora Susan Hopkins, consultora médica chefe da UKHSA.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.