Duas doses da vacina AstraZeneca geram eficácia de até 90%, diz estudo
Os dados da Public Health England (PHE), do Reino Unido, são baseados na resposta da população vacinada no país desde dezembro de 2020
atualizado
Compartilhar notícia
Duas doses da vacina Oxford/ AstraZeneca oferecem de 85% a 90% de proteção contra casos sintomáticos da Covid-19, segundo dados preliminares da Public Health England (PHE), do Reino Unido, divulgados nessa quinta-feira (20/5), em um relatório de vigilância semanal da agência.
A taxa é baseada na observação dos dados de pessoas vacinadas após o lançamento do imunizante, em dezembro de 2020, em comparação com as não vacinadas. Estudos como este são importantes porque avaliam a resposta da população às vacinas no “mundo real”, ou seja, fora do protocolo usado em estudos clínicos.
“Esses novos dados destacam o incrível impacto que ambas as doses da vacina podem ter, com uma segunda dose da vacina Oxford/ AstraZeneca fornecendo até 90% de proteção”, disse Nadhim Zahawi, ministro das vacinas.
O Reino Unido foi o primeiro país do ocidente a lançar uma campanha de vacinação, com as primeiras doses da AstraZenca aplicadas em dezembro de 2020. Em janeiro, o país implementou o imunizante da Pfizer e, em abril, o da Moderna.
A PHE advertiu que os resultados são inconclusivos até que mais evidências sejam reunidas.
Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam: