Pílula mágica? Droga reduz gordura sem exercícios em ratos obesos
Estudo realizado nos Estados Unidos apontou medicação capaz de imitar efeitos de exercícios físicos em ratos obesos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos revelou uma droga capaz de estimular os músculos a queimar energia de maneira semelhante a que ocorre durante os exercícios físicos. A medicação, provisoriamente chamada de SLU-PP-332, provocou uma redução no percentual de gordura em ratos obesos.
O composto faz parte de uma classe de terapias chamada de miméticos do exercício. Os remédios tentam fornecer os benefícios da prática esportiva sem a necessidade de atividades reais. No entanto, esses medicamentos ainda não estão aprovados e requerem mais testes para que sejam avaliados em sua eficácia e segurança.
Os miméticos do exercício funcionam ativando receptores em tecidos de alto consumo de energia, como os músculos. O estudo atual foi publicado no Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics, em setembro deste ano.
A droga levou os animais a queimarem mais energia em repouso e aumentou o gasto calórico durante os exercícios. “Quando você trata ratos com a droga, você pode ver que o metabolismo de todo o corpo passa a usar ácidos graxos, semelhante ao que ocorre quando as pessoas estão em jejum ou executando um exercício”, explicou Thomas Burris, líder do estudo, para o site Science Alert.
Os pesquisadores sugerem que compostos como esse podem ser úteis no tratamento de condições como diabetes tipo 2 e obesidade. No entanto, dizem que os efeitos relacionados com a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina precisam ser melhor avaliados.
Embora esses avanços sejam empolgantes, é importante lembrar que a atividade física oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde que vão além do que qualquer medicamento pode oferecer, incluindo melhorias no humor, fortalecimento dos ossos, qualidade do sono e redução do estresse.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!