metropoles.com

DPOC: saiba sintomas da doença pulmonar que afeta João Gordo

João Gordo revelou que sofre de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Uma das causas da condição é o tabagismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Foto colorida de João Gordo. Ele é um homem branco, careca, usa óculos de gra e tem barba grisalha. Usa blusa preta - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de João Gordo. Ele é um homem branco, careca, usa óculos de gra e tem barba grisalha. Usa blusa preta - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição de saúde causada pelo tabagismo ou por complicações resultantes de doenças respiratórias. A doença inflama os pulmões e dificulta a respiração, causando falta de ar. Na terça-feira (28/6), o pioneiro do rock nacional e apresentador João Gordo, 58 anos, publicou um relato em seu Instagram divulgando que sofre da doença.

Estima-se que cerca de 7 milhões de brasileiros sofrem de DPOC, mas aproximadamente 80% deles ainda não têm diagnóstico. Além dos sintomas respiratórios, pessoas com a doença tendem a apresentar fragilidade do sistema imunológico, sendo mais suscetíveis a resfriados, gripes e doenças respiratórias com frequência.

A condição pulmonar pode se agravar e, se não tratada adequadamente, levar a um quadro de hipertensão pulmonar, câncer de pulmão e doenças cardíacas graves.

O tabagismo é a principal causa da doença. A DPOC tende a ser mais frequente em idosos, mas pode ser desenvolvida em pessoas que já possuem doenças respiratórias como asma ou bronquite, e em indivíduos que inalam fumaça constantemente devido ao trabalho ou poluição.

Sintomas

A DPOC é caracterizada principalmente pela falta de ar. Na fase inicial, a dificuldade na respiração pode surgir em atividades de alta intensidade, como corridas e exercícios físicos, mas com o tempo atrapalha até mesmo o descanso. Outros sintomas frequentes são:

  • cansaço excessivo;
  • tosse com catarro;
  • chiado no peito ao respirar;
  • dor de cabeça constante;
  • pés, tornozelos e pernas inchadas.

Diagnóstico e tratamento

A doença pulmonar obstrutiva crônica é diagnosticada por um pneumologista. O tratamento pode ser feito com o uso de remédios, fisioterapia respiratória ou cirurgia, e deve ser monitorado constantemente. Em casos graves, pode ser necessário o transplante pulmonar. (Com informações do portal Tua Saúde)

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?