Dose única da vacina Johnson é eficaz contra Covid-19, afirma EUA
A FDA, equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, atestou a eficácia do imunizante, que deve ser liberado para uso nos próximos dias
atualizado
Compartilhar notícia
Um relatório elaborado pelo comitê de especialistas da agência Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, e divulgado nesta quarta-feira (24/2), confirmou que a dose única da vacina desenvolvida pela multinacional Johnson & Johnson (J&J) é eficaz e segura para a prevenção da infecção provocada pelo novo coronavírus. A agência deve decidir nos próximos dias se concede autorização para uso emergencial do imunizante no país.
A vacina teve eficácia média de 66% contra as versões moderadas e graves da Covid-19, de acordo com o estudo de fase 3 conduzido pela Janssen, braço farmacêutico da Johnson. A proteção, no entanto, variou nos países em que os testes foram realizados, tendo sido de 72% nos Estados Unidos, 66% na América Latina e 57% na África do Sul. Essa variação normalmente está associada ao tipo de metodologia utilizada nos testes.
Os analistas da agência reguladora dos EUA afirmaram que a vacina não apresenta riscos de segurança para grupos específicos, mas destacaram que aguardam análises adicionais a fim de avaliar se a fórmula funciona para casos assintomáticos da enfermidade.
O documento servirá de base para a reunião de um comitê médico da FDA, que avaliará os dados na próxima sexta-feira (26/2). Se o parecer for favorável, a cúpula da agência pode conceder a autorização para o imunizante ainda neste final de semana. (Com informações do Estadão)
Veja como são as etapas de pesquisa para o desenvolvimento de vacinas: