Dormiu mal? Especialista lista alimentos para espantar a sonolência
Noites ruins causam indisposição e atrapalham a produtividade. Alguns alimentos podem ajudar a superar o cansaço
atualizado
Compartilhar notícia
O dia seguinte depois de uma noite mal dormida tende a ser pouco produtivo. Quando o rendimento fica comprometido, é preciso tirar energia de algum lugar. Muitos recorrem a café, chás ou bebidas energéticas. Entretanto, existem outras opções tão eficientes quanto.
Bebidas com alta concentração de cafeína conseguem mantê-lo acordado. Porém, os altos níveis da substância nem sempre contribuem para a atenção e podem provocar dores de cabeça e taquicardia. Veja outras opções de alimentos para espantar o sono:
1. Chocolate amargo
“O chocolate amargo nos deixar mais ativos, melhora a nossa concentração e é rico em antioxidantes. Por ter menor quantidade de açúcar, vai dar um boost de energia para o corpo”, afirma a nutricionista Talita Machado.
2. Chia
As sementes de chia são alimentos fibrosos, proteicos e ricos em tiramina, um aminoácido que ajuda a estimular o cérebro.
“É interessante adicioná-la ao café da manhã, acompanhada de um pão francês ou de uma tapioca, para usufruir também da energia proporcionada pelos carboidratos”, sugere Talita.
3. Abacate
O abacate é um alimento muito energético quando se trata do valor calórico – 100 gramas de abacate, por exemplo, contém 160 calorias. Deste valor, 14 gramas correspondem a fibras, vitaminas e minerais.
Entre as vitaminas da fruta está a vitamina C, que ajuda a transformar a gordura do abacate em energia.
4. Batata-doce
Assim, como a chia, a batata-doce ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. É um alimento rico em carboidratos e fibras. “O ideal é usá-la no café da manhã acompanhada de frutas ou no almoço, junto com proteínas”, aconselha a nutricionista.
5. Laranja
O corpo fica inflamado depois de uma noite ruim de sono. A vitamina C presente na laranja combate as inflamações, possui efeito antioxidante e auxilia na produção de hormônios, como a serotonina. O neurotransmissor está ligado ao bem estar e à regulação do ritmo cardíaco.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.