metropoles.com

Dormir pouco pode aumentar risco de coágulos sanguíneos, aponta estudo

De acordo com a pesquisa, voluntários que dormiam menos de 5 horas por noite apresentaram risco aumentado para a formação de coágulos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
Mulher com travesseiro desfruta de sono de qualidade - Metrópoles
1 de 1 Mulher com travesseiro desfruta de sono de qualidade - Metrópoles - Foto: Pixabay

Um estudo publicado na European Heart Journal, na quinta-feira (16/3), revelou que dormir menos de 5 horas por noite pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença arterial periférica, caracterizada pelo entupimento de vasos sanguíneos das pernas devido à formação de coágulos.

Os pesquisadores rastrearam a incidência da doença entre 650 mil pessoas e cruzaram com informações sobre os hábitos de sono delas. Durante a análise, descobriram que pessoas que dormiam menos de cinco horas por noite tinham um risco duas vezes maior de desenvolver coágulos sanguíneos do que indivíduos que dormiam de sete a oito horas por noite.

A doença arterial periférica é mais comum em pessoas com diabetes, pressão alta ou colesterol alto. O tabagismo também é um fator de risco para o problema de circulação sanguínea. A condição pode causar dores ao caminhar, dormência nas pernas, queda de pelos, úlceras e unhas quebradiças.

“Dormir de sete a oito horas por noite é um bom hábito para reduzir o risco de doença arterial periférica e, para os pacientes com a doença, otimizar o controle da dor pode permitir que eles tenham uma boa noite de sono”, afirma Shuai Yuan, pesquisador à frente do estudo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?