Dormir mal engorda? 7 mitos e verdades sobre obesidade
Especialista em emagrecimento saudável esclarece pontos importantes sobre o ganho excessivo de gordura corporal
atualizado
Compartilhar notícia
Se você está acostumado a lutar contra a balança, já deve ter ouvido falar que dormir mal engorda. Ou que é só parar de ser preguiçoso e ter força de vontade para conseguir emagrecer, não é mesmo? Essas e outras afirmações pertencem a um imaginário popular que, até pode acertar uma coisa ou outra, mas, geralmente, não possui embasamento técnico e científico.
Para falar sobre acúmulo de gordura corporal é preciso ter responsabilidade. Afinal, a obesidade é uma doença crônica, que atinge milhões de pessoas em todo o mundo e que pode desencadear o desenvolvimento de inúmeros problemas de saúde física e mental. Fatores que, se não forem tratados corretamente, interferem diretamente na qualidade de vida das pessoas e podem causar a morte de pacientes nos casos mais graves.
Especialista em emagrecimento, Edivana Poltronieri, listou sete mitos e verdades sobre a obesidade. O primeiro mito é de que para emagrecer basta ter força de vontade. A especialista explica que existem vários fatores que contribuem para o aumento do peso, como estresse, ansiedade, hormônios, medicamentos, genética, entre outros. “A obesidade costuma ser multifatorial, por isso, é importante que cada pessoa seja acompanhada de perto por um profissional, que vai indicar o tratamento adequado para o seu caso”, afirma.
Veja a reportagem completa sobre o assunto no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.