metropoles.com

Dorme com o cabelo molhado? Saiba por que esse hábito é ruim

Dormir com o cabelo molhado pode aumentar o risco de desenvolver dermatite seborreica, comumente conhecida como caspa

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Jovem vestindo roupão branco, apertando suavemente o cabelo molhado depois de tomar banho em um apartamento moderno e desviar o olhar
1 de 1 Jovem vestindo roupão branco, apertando suavemente o cabelo molhado depois de tomar banho em um apartamento moderno e desviar o olhar - Foto: Getty Images

Na correria do dia a dia, é comum que muitas pessoas optem por lavar o cabelo à noite e, às vezes, durmam com ele ainda molhado. No entanto, você sabe se esse hábito pode prejudicar a saúde dos fios?

O dermatologista André Moreira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que dormir com o cabelo molhado aumenta o risco de dermatite seborreica, comumente conhecida como caspa.

“A dermatite seborreica é causada pela proliferação de fungos que já estão presentes no couro cabeludo. A umidade gerada ao dormir com o cabelo molhado favorece o crescimento desses fungos, aumentando a probabilidade de desenvolver a condição”, explica o médico.

A dermatologista Maria Angélica Muricy ressalta que o microbioma do couro cabeludo desempenha um papel crucial na saúde capilar.

“Existe um microbioma, que é uma flora de microrganismos que vive na pele. No couro cabeludo, não é diferente. Os fungos, especialmente, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos. Quando você lava o cabelo, não seca e vai dormir, cria-se um ambiente ideal para a proliferação dos fungos, principalmente os do tipo Malassezia”.

Além disso, dormir com o cabelo molhado enfraquece os fios e os torna mais porosos. Secar o cabelo com secador ou prancha quente enquanto ainda está úmido não é recomendado, pois o calor excessivo pode agravar o dano. O ideal é secar o cabelo com o secador na temperatura ambiente, também conhecida como temperatura fria, para manter a saúde dos fios.

Dormir com cabelo molhado causa resfriado?

O dermatologista André desmistifica a crença popular de que dormir com o cabelo molhado pode causar resfriado. De acordo com ele, essa é uma ideia errônea, muitas vezes repetida.

“O resfriado é uma doença viral que só é contraída ao entrar em contato com o vírus responsável, e não há evidências científicas de que o cabelo molhado facilite infecções. Essa é uma crença antiga, passada de geração para geração, mas sem respaldo em estudos médicos”, esclarece.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?