metropoles.com

Dorme mal? 7 conselhos para melhorar a qualidade do sono

Nutricionista ensina estratégias simples que, quando incorporadas à rotina, propiciam noites melhores de descanso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida de mulher deitada em nuvem - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mulher deitada em nuvem - Metrópoles - Foto: Divulgação

Quem dorme bem tem dias mais produtivos e proveitosos. Além disso, o sono reparador é um dos pilares da boa saúde, pois diversas substâncias essenciais ao funcionamento do corpo são produzidas durante o descanso.

O sono permite que o cérebro consolide as memórias e os aprendizados adquiridos durante o dia”, diz a nutricionista Alessandra Feltre, da empresa de suplementos Puravida. Ela acrescenta que anticorpos e citocinas, responsáveis pela reação do corpo em caso de infecções, também são produzidos durante a noite.

Para garantir a qualidade do sono, Alessandra sugere a criação de uma rotina regular, a organização de um ambiente propício e a escolha de alimentos que não sejam estimulantes. “O sono é tão importante para a nossa saúde quanto a alimentação, e ambos trabalham juntos”, afirma a nutricionista.

Veja abaixo 7 conselhos da nutricionista para melhorar a qualidade do seu sono:

1. Tenha um horário regular para dormir

O sono é regulado por um relógio biológico interno, chamado de ciclo circadiano. Ele ajuda a controlar a liberação de hormônios necessários para iniciar e manter o descanso. Ter um horário para dormir ajuda a sincronizar esse mecanismo interno do corpo.

2. Tome uma xícara de chá

Algumas ervas são conhecidas por terem propriedades calmantes e sedativas. Camomila, valeriana, maracujá, lavanda e erva-cidreira estão na lista. Elas apresentam compostos que ajudam a reduzir a ansiedade e induzir ao sono.

O ritual de preparar e beber o chá também pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, o que facilita o momento do descanso.

3. Busque tranquilidade

A nutricionista aconselha que as pessoas adotem atividades que as ajudem a relaxar e a desacelerar antes de dormir como, por exemplo, ouvir músicas calmas, tomar um banho quente ou praticar meditação. “O objetivo é criar um ambiente tranquilo e livre de estímulos estressantes, permitindo que o corpo fique mais leve”, destaca Alessandra.

4. Jante antes das 20 horas

Uma refeição pesada tarde da noite pode levar a problemas de digestão, refluxo ácido e desconforto gastrointestinal. O ideal é jantar até às 20 horas e optar por refeições leves

Alessandra sugere que alimentos picantes, gordurosos ou açucarados sejam evitados.

5. Desligue o celular

A exposição à luz azul emitida por telas eletrônicas pode interferir na produção de melatonina e adenosina, hormônios que induzem e regulam o sono. Evitar o uso de telas uma hora antes de dormir ajuda a preparar o cérebro para o descanso, o que dá qualidade ao sono.

6. Aproveite o dia

A exposição à luz do dia e a prática de atividades físicas pela manhã ajudam a regular o ciclo circadiano e aumentam a disposição, o que permite que o sono chegue de maneira mais fácil. O esporte também ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, que podem estar relacionados à insônia.

7. Faça boas escolhas alimentares

Algumas substâncias, como o triptofano e o magnésio, ajudam a melhorar a qualidade do sono. Eles podem ser encontradas em alimentos como nozes, sementes, frutas e vegetais, além de suplementos alimentares específicos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?