metropoles.com

Doria quer R$ 1 bi para desenvolver vacina chinesa contra a Covid-19

Governador afirmou que Instituto Butantan, de São Paulo, espera receber mesmo investimento prometido pelo governo federal à Fiocruz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal, mostra embalagem e seringa utilizada para a imunização - vacina covid
1 de 1 Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal, mostra embalagem e seringa utilizada para a imunização - vacina covid - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou, nesta quarta-feira (19/8), que o Instituto Butantan pediu R$ 1 bilhão ao Ministério da Saúde para o desenvolvimento da vacina Coronavac – que está sendo testada em 5 estados brasileiros e mais no Distrito Federal.

O valor solicitado é semelhante ao que foi anunciado pelo governo federal para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) durante as tratativas para a importação de tecnologia e adaptação do laboratório de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, para a fabricação da vacina de Oxford. Tanto a imunização de Oxford como a chinesa Coronavac estão em testes da fase 3 no Brasil.

“Não vemos razão para privilegiar uma vacina em detrimento de outra”, afirmou Doria, em entrevista à CBN, na manhã desta quarta.

Nas lives que promove, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que aposta na vacina de Oxford e ironizou a candidata à imunização contra Covid-19 do laboratório chinês Sinovac.

“Se fala muito sobre a vacina da Covid-19. Nós entramos naquele consórcio de Oxford e, pelo que tudo indica, [a vacina] vai dar certo e 100 milhões de unidades chegarão para nós. Não é daquele outro país, não. Tá ok, pessoal?”, afirmou o presidente, em 31/7.

O Ministério da Saúde, por sua vez, vem repetindo que o Sistema Único de Saúde (SUS) vai adotar a vacina que ficar pronta primeiro. Até agora, entretanto, não foram anunciados repasses do governo federal para o Instituto Butantan, que coordena os testes da Coronavac no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?