metropoles.com

Dores no ouvido e coceira? Pode ser que tenha um inseto lá dentro

A maneira correta de lidar com um corpo estranho no ouvido é buscar auxílio médico. A remoção é simples, mas deve ser feita por especialista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wavebreakmedia, Istock
OUVIDO
1 de 1 OUVIDO - Foto: Wavebreakmedia, Istock

A internet é um espaço democrático de compartilhamento, desde informações super úteis até vídeos de pessoas retirando insetos e bichos variados do ouvido que, além de nojentos, nem sempre sabemos se são verídicos. No entanto, apesar de parecer bizarro, ter o ouvido invadido por algo assim é totalmente possível e até comum.

A otorrinolaringologista Larissa Macedo de Camargo explica que qualquer corpo estranho no ouvido causa dor, irritação e coceira. Esses sintomas são da chamada otite externa. “Qualquer corpo estranho no ouvido causa muita dor”, afirma a especialista. No entanto, os perigos são pequenos em termos de comprometimento da audição, especialmente, se o atendimento for feito por um profissional da área de saúde.

“O procedimento correto é a remoção. No caso de um bicho ou algo em pedaços, é feita uma lavagem e depois realizamos a retirada com um instrumento adequado. O ideal é que a pessoa não manipule a região em casa, alerta a médica, para que não corra o risco de agravar o quadro, provocando uma lesão. “É muito comum as pessoas criarem um trauma na membrana na tentativa de limpeza sem ajuda profissional. Caso não tenha lesionado, a resolução é imediata”, explica Larissa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?