Compartilhar notícia
Nos dias em que a temperatura está mais baixa, é comum sentir dores nos músculos e articulações com maior intensidade. “Quando a temperatura cai, é inevitável sentir incômodo ou mal-estar que tende a enrijecer os músculos e ficar mais encolhido para tentar diminuir a sensação dos dias mais frios. Isso pode gerar tensão muscular, contraturas, má circulação ou mal-estar”, explica o ortopedista Pedro Baches Jorge.
Mesmo que o desconforto seja grande, especialistas explicam suas causas e, principalmente, como aliviar o problema.
Por que sentimos mais dores com as temperaturas baixas?
Jorge esclarece que as dores se tornam mais fortes no frio por duas principais razões. Primeiro, por conta da posição que o nosso corpo fica para se aquecer. “Quando acontece a postura de contração dos músculos dos braços, há um aumento da curvatura fisiológica da coluna dorsal (corcunda) e anteriorização da coluna, desta forma fica mais fácil manter o corpo aquecido”, comenta.
Porém, essa contração muscular involuntária deixa as articulações e músculos mais rígidos, facilitando as inflamações de músculos e nervos.
A segunda razão é nossa circulação sanguínea, que diminui nesses dias mais frios para manter a temperatura corporal em 36,5 °C, em média. “Em consequência, há também uma diminuição na circulação dos músculos, piorando as dores de origem muscular, pois eles permanecem em estado contrátil por mais tempo”, relata Jorge.
O médico ortopedista Bruno Takasaki Lee acrescenta mais duas justificativas para o aumento das dores nessa época do ano. De acordo com ele, se a temperatura cai em um espaço muito curto de tempo, também há impacto sobre as articulações, pois o esfriamento do corpo torna o líquido sinovial mais espesso, o que pode prejudicar movimentos e gerar incômodos. O líquido sinovial tem a função de lubrificação, nutrição, e auxílio no suporte mecânico e na absorção de impacto.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.