Compartilhar notícia
Sentir dores na canela ao correr é algo que acontece com a maioria das pessoas que praticam atividades físicas. Seja na esteira da academia, na rua, no parque ou jogando futebol com os amigos, o problema pode acontecer por inúmeros fatores, como cansaço, excesso de peso e fadiga. Mas, quando a frequência das dores começa a aumentar, é bom ficar atento. Pode ser o início de uma canelite, a síndrome do estresse medial da tíbia ou periostite.
De acordo com o assessor esportivo, educador físico e pedagogo Leandro Twin, o problema é relativamente comum entre seus alunos. “Normalmente o público-alvo são as pessoas que se exercitam. Mas pode acontecer também em casos de pessoas sedentárias. Elas têm um estresse nessa região da canela, e isso cria a canelite. Obviamente que pessoas com sobrepeso têm uma chance maior de sofrer com esse tipo de problema”, resume.
Principais causas da canelite
De acordo com o Hospital Sírio-Libanês, as dores na canela ao correr acontecem por causa de uma inflamação nos tendões, músculos ou ossos da região tibial. Além da dor aguda, casos mais graves também podem ocasionar inchaços e sensibilidade ao toque até mesmo na hora de se vestir. Por isso, é fundamental ficar atento aos primeiros sinais e procurar ajuda para solucionar o problema.
“A parte interna da perna, onde está a tíbia, é uma região de grande sobrecarga devido ao apoio e aos impactos nas corridas e nos saltos”, explica o coordenador geral do Núcleo de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital Sírio-Libanês, Arnaldo Hernandez.
E não pense que o problema é exclusividade de pessoas sedentárias ou de iniciantes com pouca bagagem de treino. A causa da canelite em pessoas que praticam atividades físicas costuma estar relacionada com o excesso de treino, uso de tênis inadequado para a corrida, impacto constante com terrenos duros – comum para quem corre na rua – e até mesmo a falta de força muscular para suportar o treino.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.