Dor na lombar aumenta no inverno. Saiba como diminuir incômodo
Médico sugere cinco cuidados para evitar as dores lombares, nas articulações e nas cicatrizes durante a estação mais fria do ano
atualizado
Compartilhar notícia
No inverno, o frio, além de ser bem desconfortável, pode piorar algumas dores, principalmente na região lombar e nas articulações. Pessoas idosas são as mais suscetíveis. Segundo o angiologista Álvaro Pereira, que atende em São Paulo, o desconforto se intensifica com as baixas temperaturas devido à uma resposta do organismo.
“A tendência é que haja menos movimento corporal, menor atividade física e maior rigidez, o que pode resultar em dores. O corpo se contrai involuntariamente para se proteger do frio, comprometendo as articulações e a circulação sanguínea”, afirma o médico.
A especialista Cristina Flávia, da clínica AcolheDOR, explica que essa sensação é chamada de alodinia. “A alodinia ao frio é uma queixa muito frequente em pacientes com dor crônica, principalmente naqueles com dor neuropática. As cicatrizes, por exemplo, doem por serem uma área de maior sensibilidade e possuírem mais receptores que identificam a dor”, ensina.
As cicatrizes tendem a ficar mais retraídas devido à menor circulação do sangue, o que torna os receptores mais sensíveis ainda. Confira as dicas especialistas para aliviar as dores comuns no inverno:
1. Movimente-se
Se um dos problemas é a ausência de movimentação corporal, o ideal é se mexer para gerar calor e evitar dores. “É essencial manter o corpo em movimento, fortalecer os músculos e favorecer a circulação. Realizar aquecimentos e alongamentos é o recomendado”, explica Pereira.
2. Aqueça o corpo
Outra forma de expulsar o frio é com alimentos e bebidas quentes. Portanto, aproveite para tomar uma sopa, chocolate quente, ou consuma termogênicos como canela e gengibre. Eles ajudam a estimular o metabolismo e aquecer o corpo.
3. Recorra à massoterapia e técnica similares
A massoterapia engloba diversas técnicas terapêuticas para o alívio e melhora da dor por meio de toques e movimentos fortes ou sutis. As massagens são indicadas para melhorar a circulação, promover relaxamento e liberar hormônios que reduzem o estresse.
4. Evite roupas apertadas
Outro fator que contribui para as dores no frio é o uso de roupas apertadas, já que elas promovem maior restrição da musculatura e dos vasos sanguíneos. Portanto, invista em moletons e tênis mais confortáveis.
5. Utilize Ledterapia
O uso de luzes LED, conhecida como biomodulação, pode ser terapêutico por ativar fotorreceptores das células, estimulando o metabolismo e aquecendo o corpo. A técnica pode ser realizada em casa e funciona como um complemento para aliviar dores articulares e lombares.
“Quando a luz LED interage com os tecidos do corpo, ocorre um aumento de ATP (energia) mitocondrial e óxido nítrico. O ATP auxilia na contração muscular, contribui para a reparação de lesões nos nervos periféricos, alivia a dor e atrasa o aparecimento da fadiga muscular. Além disso, pode ter um efeito protetor contra o desenvolvimento de dores crônicas e agudas”, diz o angiologista.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.