metropoles.com

Dor no sexo: ginecologista esclarece principais causas do desconforto

A dor durante o sexo pode ter diversas causas, desde emocional, alergias a problemas ginecológicos e deve ser tratada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: South_agency/Getty Images
imagem colorida de mulher sentada abeira da cama enquanto homem está do outro lado olhando para ela - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de mulher sentada abeira da cama enquanto homem está do outro lado olhando para ela - Metrópoles - Foto: <p>Foto:<br /> South_agency/Getty Images</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

Quando uma relação sexual é saudável, tanto física quanto emocionalmente, não gera dor. Mas nem sempre é assim. Algumas pessoas podem ter experiências desconfortáveis na hora da relação.

De acordo com a ginecologista Priscila Pyrrho, especialista em medicina integrativa da saúde da mulher, se há dor, há algo errado. O motivo pode ser tanto de origem emocional quanto física.

“Nós somos mais que um corpo físico. Então, a mente influencia no corpo e vice-versa. E uma das principais causas das dores nas relações sexuais é a mulher não estar pronta para o momento da penetração, por não estar lubrificada”, explica a médica.

O fator emocional é importante

A Dra. Priscila relata ainda que as principais queixas que ela recebe em seu consultório são de pacientes que sentem queimação e dores durante a relação.

“Esse desconforto pode se apresentar de três formas: por meio de dores externas, como um desconforto na região vaginal, que é mais no meio, e como um desconforto mais profundo. O tratamento dependerá do diagnóstico”, afirma Priscila, lembrando que 87% dos casos que ela vê no consultório têm origem emocional.

Leia a matéria completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?