Dor no sexo: ginecologista esclarece principais causas do desconforto
A dor durante o sexo pode ter diversas causas, desde emocional, alergias a problemas ginecológicos e deve ser tratada
atualizado
Compartilhar notícia
Quando uma relação sexual é saudável, tanto física quanto emocionalmente, não gera dor. Mas nem sempre é assim. Algumas pessoas podem ter experiências desconfortáveis na hora da relação.
De acordo com a ginecologista Priscila Pyrrho, especialista em medicina integrativa da saúde da mulher, se há dor, há algo errado. O motivo pode ser tanto de origem emocional quanto física.
“Nós somos mais que um corpo físico. Então, a mente influencia no corpo e vice-versa. E uma das principais causas das dores nas relações sexuais é a mulher não estar pronta para o momento da penetração, por não estar lubrificada”, explica a médica.
O fator emocional é importante
A Dra. Priscila relata ainda que as principais queixas que ela recebe em seu consultório são de pacientes que sentem queimação e dores durante a relação.
“Esse desconforto pode se apresentar de três formas: por meio de dores externas, como um desconforto na região vaginal, que é mais no meio, e como um desconforto mais profundo. O tratamento dependerá do diagnóstico”, afirma Priscila, lembrando que 87% dos casos que ela vê no consultório têm origem emocional.
Leia a matéria completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.