Sente dor nos glúteos? Problema pode estar na coluna, diz especialista
A dor nos glúteos dificilmente passa despercebida, mas é muitas vezes negligenciada. Entenda origens possíveis para desconforto
atualizado
Compartilhar notícia
Atividades cotidianas como sentar ou se inclinar podem se tornar um desafio para aqueles que sofrem com dores nos glúteos. Por trás desse incômodo, porém, pode estar uma questão mais complexa envolvendo a coluna e o nervo ciático.
Um exemplo comum é o de profissionais que passam longas horas usando salto alto, como vendedoras de lojas de moda, que frequentemente relatam dores lombares e nos glúteos após um dia de trabalho.
O médico Luciano Miller, especialista em cirurgia da coluna, esclarece que os sintomas podem ser mais abrangentes do que se imagina. “A dor que irradia da região lombar até a parte posterior da coxa e perna, sensação de formigamento ou dormência, e dor que piora ao sentar são sintomas comuns de quem tem as costas enfraquecidas e está sofrendo compressão dos nervos”, afirma.
A relação entre o estilo de vida e a saúde da coluna também é um ponto de destaque. Isso porque aspectos como postura no ambiente de trabalho surgem como fatores contribuintes para a exacerbação dos problemas de coluna. “Permanecer sentado por longos períodos em uma postura inadequada pode aumentar a pressão sobre a coluna vertebral”, alerta Miller.
O profissional ressalta a importância de um diagnóstico precoce para evitar complicações futuras. “Exercícios de fortalecimento do core e alongamentos específicos podem ajudar a prevenir a compressão dos nervos e, assim, aliviar os sintomas”, sugere Miller.
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!