Sente dor na amamentação? Saiba se pode ser mastite
A mastite é uma infecção do tecido mamário, que pode acarretar em diversos riscos para a mãe e para o bebê. Veja os sintomas
atualizado
Compartilhar notícia
A mastite é uma inflamação no tecido mamário, que normalmente acompanha infecção. Portanto, é um assunto crucial para as mulheres que estão amamentando.
Segundo o Ministério da Saúde, o problema geralmente ocorre na segunda e terceira semanas após o parto. Contudo, a mastite não está limitada a esse período, podendo surgir a qualquer momento durante a amamentação.
“Muitas mulheres podem se deparar com a mastite durante o período de amamentação. É uma condição que causa não apenas desconforto físico, como vermelhidão, inchaço e dor, mas também pode afetar emocionalmente as mães. Isso porque gera preocupações e ansiedade” , explica a ginecologista Carolina Curci.
Veja os principais sintomas e tratamento de mastite
- Dor e sensação de febre no peito durante a amamentação (geralmente em apenas um seio);
- Desconforto ou dor na mama;
- Inchaço do seio;
- Sensação de febre no seio;
- Vermelhidão na área afetada.
O tratamento, diz a médica, precisa de abordagens individualizadas. “Para a maioria das mulheres, medidas como aplicação de calor local, massagens suaves na área afetada e a continuação da amamentação ou extração do leite são recomendadas para aliviar os sintomas e promover a recuperação”, conclui a médica.
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!