Dor de garganta: veja 6 bebidas para combater sintomas da gripe
Dor de garganta, nariz escorrendo e tosses podem ser difíceis de eliminar. O quadro gripal, porém, pode ser aliviado com algumas bebidas
atualizado
Compartilhar notícia
Livrar-se de uma dor de garganta, de um nariz escorrendo ou de uma tosse pode ser um verdadeiro desafio. Os sintomas, comuns a casos de gripe e de resfriados, ocorrem devido ao sistema imunológico enfraquecido pelas doenças. Contudo, existem bebidas capazes de fortalecer a imunidade e reverter o quadro.
A nutricionista Talyta Machado, que atende em Brasília, aponta que nesses casos o ideal é buscar alimentos anti-inflamatórios. “São alimentos bioativos, como os de vitaminas presentes em ervas, que dão a energia necessária para ajudar o corpo a combater as doenças”, destaca.
“O sistema imunológico funciona com base em nutrientes que você precisa consumir e pode ficar debilitado caso a alimentação seja inflamatória, o intestino funcione mal e haja deficiência de nutrientes”, afirma a nutricionista. A profissional lista seis bebidas que ela recomenda para ajudar a eliminar sintomas gripais.
1. Água morna com limão e mel
Qualquer bebida quente pode proporcionar alívio para a dor de garganta. A água quente em si possui propriedades calmantes e pode ajudar a aliviar a tosse e a coriza.
Beber água morna com limão pode ser especialmente útil quando se está com dor de garganta, uma vez que o limão adiciona uma dose extra de vitamina C à dieta. Essa substância é conhecida por fortalecer o sistema imunológico e ajudar na recuperação.
2. Chá de gengibre
O chá de gengibre também pode ser útil para aliviar a dor de garganta. Um estudo realizado em 2013 indicou que o chá quente de gengibre fresco pode oferecer proteção contra o vírus sincicial respiratório: as pessoas que o consumiam tinham 70% mais de resistência à doença.
Evidências sugerem que ele pode ajudar a aliviar a dor de garganta e reduzir a congestão, mas é necessário realizar mais pesquisas para apontar o porquê.
3. Chá de camomila
Caso a pessoa doente não seja fã de gengibre, uma opção é trocar a raiz por um chá de camomila. O ingrediente, com um sabor mais suave, também tem propriedades que combatem a dor de garganta, proporcionam relaxamento e servem de estimulante para o sistema imunológico.
4. Chá de hortelã
“A hortelã é uma planta com propriedades digestivas, o que é importante para a absorção correta de nutrientes e a manutenção de uma barreira intestinal adequada, afetando indiretamente a imunidade. Alguns estudos em animais mostram ela age como estimulante do sistema imunológico, então o chá pode sim ser um aliado”, diz Talyta.
5. Canja de galinha
A sopa de galinha, arroz e vegetais é um clássico remédio caseiro contra gripe. O simples fato de ser quente faz dela um reforço para o sistema imunológico, uma vez que o calor ajuda a eliminar o agente infeccioso. Além de aquecer, a canja é bastante nutritiva, o que colabora para que o corpo se recupere.
6. Smoothie de vegetais e frutas
O smoothie de vegetais e frutas fornece nutrientes ao corpo, além de compostos anti-inflamatórios. O ideal é priorizar frutas com muita vitamina C, como laranja, tangerina e limão. O vegetal que acompanha a bebida é livre, mas uma boa escolha pode ser a beterraba que, além de adocicar, fornece diversos benefícios à saúde.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.