Dor de cabeça persistente? Entenda como a acupuntura pode ajudar
Dor de cabeça frequente pode atrapalhar a rotina, mas terapeutas defendem que a acupuntura pode ajudar a tratar o problema e seus sintomas
atualizado
Compartilhar notícia
Quem sofre com episódios frequentes de dor de cabeça sabe como a condição prejudica o dia a dia e a qualidade de vida. Contudo, a boa notícia é que, mesmo nas cefaleias mais leves, a acupuntura é uma opção de tratamento complementar. Com resultados promissores e cientificamente comprovados, essa terapia milenar amplia as opções para quem busca alívio e bem-estar.
O método pode ajudar muita gente, visto que mais da metade da população sofre com dor de cabeça em algum momento do ano. Segundo a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor, 90% das pessoas já passaram por essa experiência incômoda durante a vida, que, no entanto, é diferente da enxaqueca, uma condição mais complexa.
Um estudo da Chengdu University of Traditional Chinese Medicine mostrou que a acupuntura pode reduzir as dores de cabeça crônicas de pacientes com enxaqueca, com efeitos duradouros de até oito meses após dois meses de tratamento. Esse resultado traz esperança para aqueles que sofrem com dores de cabeça e buscam alternativas aos medicamentos tradicionais.
A acupuntura surge como uma opção interessante para tratar o problema, especialmente quando consideramos os efeitos colaterais e a resposta individual aos medicamentos convencionais. Isso porque algumas pessoas podem piorar o quadro de dor de cabeça ao fazer uso crônico de analgésicos. O resultado é a chamada “cefaleia por abuso de analgésicos”.
Leia mais sobre o assunto no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.