metropoles.com

Doentes renais são grupo de risco. Saiba como devem se proteger

Os pacientes não devem interromper o tratamento durante a pandemia da Covid-19 para não agravar o quadro de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
calculo-renal- pedra nos rins
1 de 1 calculo-renal- pedra nos rins - Foto: null

Os pacientes com doenças renais crônicas estão no grupo de risco do novo coronavírus. Isso porque possuem o sistema imunológico mais fraco do que o da população em geral. Segundo o último censo realizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, 126 mil brasileiros são doentes renais crônicos.

“Geralmente eles têm diabetes, hipertensão e falência renal, por isso são considerados imunodeprimidos”, explica a doutora Maria Letícia Cascelli, médica nefrologista e diretora da Clínica de Doenças Renais de Brasília (CDRB).

A nefrologista ressalta que os pacientes devem continuar comparecendo às sessões de hemodiálise regularmente para não comprometem os rins e, consequentemente, correrem o risco de ter problemas nos pulmões. No entanto, devem seguir algumas recomendações de proteção ao sair de casa como usar máscaras, evitar usar brincos, colares e bolsas e não tocar em botões dos elevadores das clínicas, por exemplo.

Os pacientes que já receberam transplantes, mesmo quando estáveis, devem permanecer em distanciamento social nesse momento. “Eles também são imunodeprimidos e devem ficar em casa”, aconselha.

O tratamento constante não deve ser interrompido pelo medo da pandemia atual. “A população saudável pode ajudar ficando em casa”, enfatiza a médica. “Esses pacientes não podem deixar de fazer a hemodiálise. Não há opção. E também não podem ficar vulneráveis ao vírus”, completa.

Outra sugestão da médica é que os pacientes fiquem atentos ao calendário de vacinação contra a influenza para evitar outras complicações de saúde neste período de sobrecarga. “A rede está sobrecarregada de solicitações de exames para detectar o coronavírus. Se a pessoa tomou a vacina, é possível descartar o influenza com mais rapidez”, orienta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?