metropoles.com

Doenças respiratórias aumentam durante o outono. Saiba como prevenir

Asma e rinite são as infecções mais comuns e duram cerca de 7 dias. No mundo todo, mais de 400 milhões de pessoas sofrem com esses problemas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tharakorn, Istock
rinite alergica
1 de 1 rinite alergica - Foto: Tharakorn, Istock

Com a chegada do outono, a temperatura tende a ficar mais amena, especialmente à noite, e a umidade relativa do ar cai. Terreno fértil e propício para o surgimento de doenças respiratórias e alergias. Rinite e asma são as mais comuns. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 400 milhões de pessoas sofrem com rinite alérgica em todo o mundo.

Espirros; coriza; obstrução nasal; coceiras no nariz, ouvido e garganta; tosse e falta de ar são os principais sintomas desta época do ano. Segundo Clovis Galvão, integrante do Departamento Científico de Alérgenos da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), o tratamento indicado é baseado em anti-histamínicos com ou sem descongestionantes, broncodilatadores e corticoides.

“Porém, todos eles têm efeitos colaterais em potencial, de forma que desaconselhamos a automedicação e recomendamos sempre consultar o médico especialista quando houver suspeita de alergia”, alerta o especialista.

Dependendo do grau da infecção, o paciente pode se valer de dicas caseiras para aliviar os sintomas, como o uso do umidificador de ar, o consumo de chás com ingredientes naturais, além de realizar lavagens nasais com soro fisiológico. Os sintomas de doenças típicas do outono costumam desaparecer em até 7 dias.

Outra recomendação dos especialistas é evitar locais fechados, grandes aglomerações, lavar as mãos com frequência ou usar o álcool. É importante lembrar também que é possível se vacinar contra a gripe. Ela é gratuita para idosos, crianças e gestantes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?