Saiba quais são as doenças de pele emocionais e suas causas
Dermatologista explica os efeitos das doenças psicossomáticas na pele e esclarece mitos e verdades sobre as principais condições
atualizado
Compartilhar notícia
As doenças psicossomáticas são condições dermatológicas que podem ser intensificadas ou desencadeadas por fatores emocionais e psicológicos. “A influência da saúde mental na saúde da pele é um campo de estudo crescente e relevante na dermatologia”, afirma a médica Mayla Carbone.
A causa mais comum para o surgimento do vitiligo, por exemplo, é uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico ataca erroneamente os melanócitos. No entanto, a condição também pode ser causada por fatores como histórico familiar, exposição a substâncias químicas e desequilíbrios neuroquímicos no cérebro, que podem influenciar a função dos melanócitos.
“O maior mito disseminado sobre o vitiligo até hoje é que ele seja causado por infecção ou contágio. Não há risco de contágio no vitiligo. Fatores emocionais e genéticos são os principais desencadeadores”, esclarece a profissional membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Doenças de pele emocionais mais comuns
Além do vitiligo, existem outras doenças psicossomáticas que afetam o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes, como alopecia, dermatite atópica, psoríase e herpes-zóster. Porém, algumas crenças comuns acabam contribuindo para a desinformação sobre essas condições. Abaixo, a especialista desmistifica cada uma delas.
1 – Alopecia
A alopecia é a perda de cabelo que pode ocorrer em várias formas, como a alopecia areata, onde surgem áreas de calvície em diferentes partes do couro cabeludo. Muitas vezes, é atribuída apenas a fatores genéticos ou hormonais, mas o estresse e a ansiedade podem precipitar ou agravar a condição.
“Um mito comum é que a alopecia é sempre genética. A verdade é que embora fatores genéticos contribuem, o estresse emocional é um gatilho importante”, explica a dermatologista.
Leia a notícia completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!