metropoles.com

Saiba quais são as doenças de pele emocionais e suas causas

Dermatologista explica os efeitos das doenças psicossomáticas na pele e esclarece mitos e verdades sobre as principais condições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida: mãos de homem com vitiligo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: mãos de homem com vitiligo - Metrópoles - Foto: Getty Images

As doenças psicossomáticas são condições dermatológicas que podem ser intensificadas ou desencadeadas por fatores emocionais e psicológicos. “A influência da saúde mental na saúde da pele é um campo de estudo crescente e relevante na dermatologia”, afirma a médica Mayla Carbone.

A causa mais comum para o surgimento do vitiligo, por exemplo, é uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico ataca erroneamente os melanócitos. No entanto, a condição também pode ser causada por fatores como histórico familiar, exposição a substâncias químicas e desequilíbrios neuroquímicos no cérebro, que podem influenciar a função dos melanócitos.

“O maior mito disseminado sobre o vitiligo até hoje é que ele seja causado por infecção ou contágio. Não há risco de contágio no vitiligo. Fatores emocionais e genéticos são os principais desencadeadores”, esclarece a profissional membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Doenças de pele emocionais mais comuns

Além do vitiligo, existem outras doenças psicossomáticas que afetam o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes, como alopecia, dermatite atópica, psoríase e herpes-zóster. Porém, algumas crenças comuns acabam contribuindo para a desinformação sobre essas condições. Abaixo, a especialista desmistifica cada uma delas.

1 – Alopecia

A alopecia é a perda de cabelo que pode ocorrer em várias formas, como a alopecia areata, onde surgem áreas de calvície em diferentes partes do couro cabeludo. Muitas vezes, é atribuída apenas a fatores genéticos ou hormonais, mas o estresse e a ansiedade podem precipitar ou agravar a condição.

“Um mito comum é que a alopecia é sempre genética. A verdade é que embora fatores genéticos contribuem, o estresse emocional é um gatilho importante”, explica a dermatologista.

Leia a notícia completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?