metropoles.com

O que se sabe sobre a doença misteriosa que matou 143 pessoas no Congo

Surto afeta principalmente crianças e mulheres. Os pacientes apresentam sintomas semelhantes aos da gripe, como febre alta e dor de cabeça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Ilustração de vírus da gripe - Metrópoles
1 de 1 Ilustração de vírus da gripe - Metrópoles - Foto: Getty Images

Pelo menos 143 pessoas da República Democrática do Congo já morreram desde novembro devido a uma doença desconhecida. De acordo com as autoridades do país, os infectados apresentaram sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre alta e fortes dores de cabeça, mas a causa das mortes ainda não foi identificada.

Os casos foram registrados entre os dias 10 e 25 de novembro na zona de saúde de Panzi, na província de Kwango. Mulheres e crianças foram as mais afetadas pela doença. Segundo informações da Reuters, o surto não foi debelado e ainda há pessoas adoecendo.

“A situação é extremamente preocupante, pois o número de pessoas infectadas continua aumentando. Panzi é uma zona de saúde rural, então há um problema com o fornecimento de medicamentos”, disse o líder da sociedade civil Cephorien Manzanza, em entrevista à agência Reuters.

O vice-governador da província de Kwango, Remy Saki, e o ministro da Saúde, Apollinaire Yumba, informaram na segunda-feira (2/12) que uma equipe médica foi enviada à província de Panzi para coletar amostras que serão enviadas para análise.

Yumba aconselhou a população a ter cautela e evitar contato com os corpos das pessoas mortas para evitar contaminação.

Um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, na terça-feira (3/12), que a agência está ciente do surto da doença desde a semana passada e enviou ao local uma equipe que trabalhará nas investigações em parceria com o Ministério da Saúde do Congo.

Epidemia de mpox

O Congo também lida com uma epidemia de mpox. De acordo com a OMS, há suspeitas de que a doença ocasionou mais de 47 mil casos e mais de mil mortes no país.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?